Piauí pode registrar temperatura de 45ºC nos próximos dias

-

“Umidade do ar equivalente a deserto”, diz especialista.

O climatologista explicou que a elevação da temperatura tem relação direta com o fenômeno do El Niño muito mais rigoroso neste ano.

As temperaturas no Piauí podem chegar a 45ºC e umidade do ar abaixo dos 15% nesta semana. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), essa onda de calor devem alterar as condições atmosféricas (temperatura e umidade) no estado a partir desta quarta-feira (20), com possibilidade de se estender até a sexta-feira (22).

“Nós estamos entrando no coração do B-R-O Bró, que é a fase de maior insolação, de luminosidade, as temperaturas majoram um pouco mais, a umidade desce. Isso é perfeitamente natural. Claro que a gente tem que considerar o El Niño, que mexe bastante com a condição climática global”, explicou o climatologista Werton Costa.

Segundo Werton, climatologista e também Diretor de Prevenção da Defesa Civil Piauí, é importante serem tomados alguns cuidados com a saúde durante o período de calor, como evitar atividades físicas nos horários de pico de calor, se hidratar, usar protetor solar e evitar exposição direta ao sol.

“O horário de pico do calor no Piauí é às 15h; e às 16h é o horário crítico de baixa umidade. Importante lembrar que a umidade só se reestabelece no Piauí após às 19h e a temperatura só vai melhorar na madrugada, mas às vezes nem nesse horários por causa do B-R-O Bró”, explicou.

Essa forte onda de calor pode provocar alguns sintomas que impactam a qualidade de vida como: problemas respiratórios e de pele, insolação, desidratação e aumento de problemas de pressão. Por isso, é recomendado estar sempre hidratado e evitar práticas de esportes expostos ao sol entre 11h e 18h.

Fatores que ampliam o calorão

  • El Niño atípico: o fenômeno que está mais intenso neste ano: ele aquece as águas do Oceano Pacífico e freia a atuação de frentes frias no Brasil; ele dá força para o bloqueio atmosférico;
  • Aquecimento global: especialistas afirmam que a queima de combustíveis fósseis torna eventos extremos (ciclones, enchentes e etc.) mais prováveis, e que ondas de calor recentes na Europa teriam sido praticamente impossíveis sem as mudanças climáticas;
  • B-R-O Bró: é uma expressão muito usada no Piauí. Ela faz referência a última sílaba dos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro; considerados os mais quentes do ano no estado, devido à combinação do final do período seco e ao aumento da radiação solar.

Incêndios

A onda de calor aumenta o risco de incêndios florestais e favorece a propagação das chamas. A recomendação do estado é que as pessoas evitem atividades que possam causar faíscas, como queimadas não autorizadas, e denunciem comportamentos suspeitos.

O Piauí foi o quinto estado com maior número de queimadas no país, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgados nesta quarta-feira (29). Até o mês de agosto, o estado registou 3.274 focos de incêndio, sendo que 1.466 aconteceram apenas neste mês.

Com informações do G1 Piauí

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Posts Recentes

Pedal da Integração tem data alterada e será realizado no domingo (16) em Guadalupe; confira os detalhes

Evento terá saída às 6h, em frente ao Posto Brasil Petro, com chegada no Balneário Belém Brasília. Participação é...

Rafael Fonteles diz que concessão deve ampliar em cinco vezes investimentos em água e esgoto no Piauí

Durante sabatina, governador e candidato à reeleição disse que novo modelo prevê universalização do abastecimento de água até 2030...

Joel Rodrigues e Rafael Fonteles abrem campanha eleitoral com atos na madrugada de domingo (16)

Joel às 00h11 e Rafael às 00h13: Candidatos iniciam atos de campanha na madrugada A corrida eleitoral no Piauí ganha...

Plano de Governo de Joel: descentralização da saúde e fim dos contratos com OSSs

“Não há transparência e não há eficiência nesses contratos com as OSSs, pelo contrário, os custo triplicaram e a...

Lula decide usar foto de chapéu na urna eletrônica em 2026

Presidente usa acessório como proteção após retirar uma lesão de câncer de pele no couro cabeludo. Até a última...

Câmara municipal é principal lugar onde vereadoras sofrem agressões

Rede A Ponte ouviu 70 parlamentares em raio-x da violência política Seis em cada dez vereadoras brancas e oito em...

Junho terá temperaturas acima da média em quase todo o Brasil

Inmet prevê mês mais quente e chuvas acima do...

STF condena a 17 anos de prisão terceiro réu por atos golpistas

Matheus Lima de Carvalho Lázaro foi preso na Esplanada...

Você também pode gostar
Recomendado para você