Famílias do Piauí deixam de comprar comida para ter água em casa, diz moradora; tambor com 200 litros custa R$ 35

-

Além da seca, os moradores de Caridade do Piauí sofrem com o racionamento de água, que acontece em dias alternados.

Com os reservatórios secos devido à estiagem, a população do semiárido piauiense estão precisando comprar água potável para o consumo. Em Caridade do Piauí, o racionamento acontece em dias alternados e os moradores estão deixando de comprar comida para garantir água em casa. O tambor de 200 L custa, em média, R$ 35.

Seca no semiárido piauiense — Foto: Reprodução/TV Clube

“A situação sem água não é boa porque a gente depende dela para tudo. Quando não tem, a gente tem que comprar. Até que você estando com fome, toma um copo de água, a gente se sustenta. Mas muitos moradores que não têm um prato de comida precisam comprar água”, declarou a dona de casa Teresinha de Sousa.

Além da água para o consumo próprio, os moradores também têm de dispor o pouco que conseguem para salvar os seus animais. O agricultor Valdino da Silva relatou que muitas vezes teve que dividir a água que usa para beber com os animais.

Reservatório seco no semiárido piauiense — Foto: Reprodução/TV Clube

“A gente tira da boca para repartir com o bichinho porque ninguém quer ver ele morrendo de sede. A vida deles é a mesma que a nossa, então o carinho por eles é o mesmo que o nosso”, declarou.

Racionamento de água em dias alternados

O secretário de Defesa Civil de Caridade do Piauí, Wellington Sousa, explicou que a medida de racionamento de água em dias alternados é necessária porque, neste período de seca, as pessoas utilizam mais água e o bombeamento dos reservatórios acaba sendo insuficiente para atender a demanda da população.

“Hoje a água é ligada 24 horas para o nosso município, então passamos 24 horas sem água da Barragem Poços dos Marruás. Às vezes, há locais mais altos da cidade que passam até mais dias sem água por conta dessa deficiência em bombeamento. A partir de Caridade do Piauí, dos reservatórios que têm, daqui é bombeado a água para Curral Novo e Simões, então, dizem que o bombeamento é insuficiente para atender a demanda nesse período”, afirmou o secretário.

De acordo com a Secretaria Estadual de Defesa Civil, há 400 caminhões credenciados para a região e 102 já irão circular para atender a população no semiárido piauiense.

Fonte: G1 Piauí

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Posts Recentes

João Gomes é atração confirmada no Festival de Folguedos em Teresina

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, anunciou, por meio de suas redes sociais, que o cantor João Gomes será...

Joel Rodrigues aponta falhas em setores essenciais do Piauí durante evento do União Brasil; veja o vídeo

“O Piauí que vemos é o da fome, da dificuldade no acesso à saúde e da insegurança. A descentralização...

Governador entrega 12 obras do OPA e 346 títulos de imóveis para a zona sudeste nesta segunda (11)

Governo do Estado amplia o número de obras do OPA em Teresina e garante titularidade de imóveis pelo programa...

Eleição para presidência do Senado só em 2027, mas já movimenta os bastidores de Brasília

O presidente do Senado é sempre eleito para um mandato de dois anos. Entre as suas atribuições, está a...

Planos de saúde coletivos têm reajuste médio de 9,9%, mostra ANS

Variação é a menor em cinco anos, mas supera inflação Os planos de saúde coletivos tiveram reajuste anual médio de...

Prefeito Jesse afirma que Feira da Mulher Empreendedora bateu recorde de público e negócios

Por Gleison Fernandes. A 4ª Feira da Mulher Empreendedora encerrou sua programação neste sábado, 9 de maio, após dois dias...

Rafael Fonteles entrega escola reformada em Wall Ferraz e vistoria obras da PI-263 em Santa Cruz do Piauí

Na tarde desta terça-feira (17), o governador Rafael Fonteles...

Deputado denuncia ministra de Lula por shows com verba pública

Notícia-crime aponta que Margareth Menezes cometeu ato de improbidade...

Você também pode gostar
Recomendado para você