Nova lei pretende incentivar e promover a doação e transplantes de órgãos no Brasil

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

De janeiro até agora, o Sistema Nacional de Transplantes (SNT) registrou um aumento de 106% nos serviços oferecidos.

Com o objetivo de aumentar o número de doadores e o crescimento da quantidade de transplantes no Brasil, o Governo Federal sancionou a lei nº 14.722 e instituiu a criação da política nacional de conscientização e incentivo à doação e transplante de órgãos e tecidos. A medida foi assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e está no Diário Oficial da União desta quinta-feira (9).

Entre as principais ações da nova legislação a serem adotadas pela União, estados, Distrito Federal e municípios está a realização de campanhas de divulgação e conscientização para resultarem em um aumento de doadores e transplantes em todo o Brasil. A nova lei entrará em vigor em fevereiro de 2024.

Ainda conforme o Ministério da Saúde, o foco será promover atividades educativas nas escolas, desenvolver capacitação profissional de gestores e profissionais de saúde e da educação.

O texto determina, também, que sejam realizadas ações assertivas na última semana do mês de setembro de cada ano. Costumeiramente, o mês tem trabalhos alusivos a conscientizar a população sobre a necessidade de doar.

Enquanto tramitava no Congresso Nacional, o texto ficou conhecido de Lei Tatiane, em homenagem à Tatiane Penhalosa, que morreu aos 32 anos por não conseguir um transplante de coração.

Dados sobre a doação e transplante de órgãos

De janeiro até agora, o Sistema Nacional de Transplantes (SNT) registrou um aumento de 106% nos serviços oferecidos, se comparado com o mesmo período do ano passado.

Além disso, dados apontam ainda que potencial de doadores também aumentou, saindo de 62,6 por milhão de pessoas, em 2022, para 67,6 neste ano. O levantamento do Ministério da Saúde afirma também que houve um crescimento de doadores efetivos, que já somam 19 por milhão de pessoas. No ano passado, o percentual era de 16,5 por milhão de pessoas.

Por fim, levamentos da pasta ministerial pontuam que até agosto deste ano foram realizados 5.914 transplantes de órgão no Brasil, o que representa mais do que o dobro dos 2.435 realizados no mesmo período em 2022. O crescimento também foi registrado em transplantes de córnea e medula óssea, que saiu de 16.848 em 2022 para 18.461 neste ano.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Janja vai desfilar na Marquês de Sapucaí em enredo que homenageia Lula

A primeira-dama, Janja da Silva, vai desfilar na Marquês de Sapucaí, no primeiro dia dos desfiles das escolas de...

TCE-PI arquiva processo e Edmundo afirma que decisão confirma regularidade de sua gestão na Câmara de Marcos Parente

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) decidiu arquivar o processo TC/011994/2025, que investigava pagamentos feitos pela...

Esposa do cantor sertanejo Henrique, da dupla Henrique & Juliano, é presa nos EUA após fugir de abordagem policial

Empresária brasileira Amanda Vasconcelos, esposa de Henrique, da dupla com Juliano, foi detida na Flórida e responde a acusações...

Piauí inicia 2026 com alto número de casos de maus-tratos a animais

Os crimes de maus-tratos a animais continuam em patamar elevado no Piauí e já somam 61 boletins de ocorrência...
spot_img

Prouni divulga aprovados em primeira chamada

Brasileiros sem diploma de nível superior integram público-alvo O Programa Universidade Para Todos (Prouni) divulgou, na madrugada desta terça-feira (3),...

Camilo Santana anuncia novo campus do IFPI em Luzilândia e amplia expansão da educação federal no Piauí

O ministro da Educação Camilo Santana anunciou, na tarde desta segunda-feira (2), a implantação de um novo campus do...
spot_img

Posts Recomendados