Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Conheça a lista dos asteroides que podem acabar com a vida na Terra num piscar de olhos

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Bennu é o meteoro que representa maior perigo para a humanidade mede “apenas” 500 m de diâmetro e pesa impressionantes 74 milhões de toneladas.

Para prevenir possíveis catástrofes causadas pela queda de um meteoro na Terra, a Nasa desenvolveu um sistema de monitoramento de impacto, chamado Sentry, que analisa asteroides que podem representar algum tipo de ameaça para a humanidade. Com base nesses dados, a agência espacial fez uma lista dos mais perigosos.

Divulgação

O 1979XB é formação rochosa voadora tem massa calculada de cerca de 390 milhões de toneladas e mede quase 800 m de largura. Esse asteroide foi avistado pela primeira vez em 1979, e estima-se que, se cair na Terra, pode liberar uma força de explosão equivalente à de 30 bilhões de toneladas de dinamite.

O 2007FT3 é um enorme asteroide, que pesa por volta de 54 milhões de toneladas, foi definido como um “perdido”, já que não é avistado desde 2007. Mesmo representando certo perigo, tem probabilidade de apenas 1 em 10 milhões de atingir nosso planeta.

O 2023 TL4 tem uma massa de 47 milhões de toneladas. A pedra espacial é uma das que recebem mais atenção dos cientistas, por ser um dos meteoros mais prováveis de se chocar contra nós (probabilidade de 1 em 181 mil); se isso acontecer, no entanto, será apenas no ano 2110.

O 29075 (1950 DA) é meteoro que ficou desaparecido por 50 anos após ter sido descoberto, em 1950, mas agora representa uma ameaça real aos humanos. Acredita-se que seja um asteroide com uma pilha de escombros soltos, com probabilidade de 1 em 34,5 mil de atingir a Terra. Mas isso não aconteceria até 16 de março de 2880, segundo os cientistas.

O Bennu é o meteoro que representa maior perigo para a humanidade mede “apenas” 500 m de diâmetro e pesa impressionantes 74 milhões de toneladas. Os pesquisadores acreditam que ele seja apenas uma parte de uma rocha muito maior, que se soltou cerca de 2 milhões de anos atrás.

O 99942 Apófis, depois de alguns estudos e mudanças de rotas, atualmente não representa nenhuma ameaça à Terra, ao menos até o próximo século. No entanto, muitos serão capazes de detectá-lo em 2029, quando passar a 32 mil quilômetros do planeta, distância menor que a existente entre alguns satélites e a Terra.

Por R7

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Médicos conseguem “reescrever” DNA em tratamento inédito e curam bebê de doença rara; entenda como é feito

Com mutação fatal no DNA, bebê recebeu tratamento experimental que reescreveu seu código genético e abriu caminho para terapias...

Seis municípios do Piauí aparecem em ranking de maiores temperaturas do Brasil em 24h

Seis municípios do Piauí aparecem no ranking de maiores temperaturas nas últimas 24h no Brasil. A cidade de Alvorada...

Guadalupe intensifica vacinação contra gripe e HPV neste sábado, com todas as UBS em funcionamento até as 17h

Por Gleison Fernandes. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado, 17 de maio,...

PRF apreende carga com iPhones, iPad e perfumes em ônibus no Piauí

A ocorrência foi registrada por volta das 19h20 por equipe da Unidade Operacional de Piripiri Durante fiscalização de rotina realizada...
spot_img

Pesquisa revela que Júlio César ocupa a primeira posição em Teresina como o deputado federal com a melhor avaliação

O levantamento destaca o reconhecimento da população à atuação do deputado, que ocupa a primeira colocação entre os representantes...

Casamento entre mulheres cresce 5,9% e é recorde, aponta IBGE

O dado faz parte do levantamento Estatísticas de Registro Civil. No ano de 2023, houve 7 mil registros de casamento...
spot_img

Posts Recomendados