Rádios comunitárias poderão veicular patrocínio do governo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Secretaria de Comunicação abrirá cadastro para emissoras licenciadas.

Emissoras comunitárias de radiodifusão  devidamente licenciadas e em funcionamento regular poderão receber patrocínio sob a forma de apoio cultural por parte do governo federal. A medida consta em portaria publicada nesta quarta-feira (7) pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), que coordena a aplicação de verbas oficias de publicidade e patrocínio. O apoio cultural está previsto na lei que instituiu o serviço de rádios comunitárias em 1998, mas nunca foi devidamente regulamentado para permitir o acesso dessas associações a verbas públicas de patrocínio. Trata-se de uma reivindicação histórica do movimento de rádios comunitárias.

“Lutamos por isso há mais de 25 anos. Não é proibido que rádio comunitária receba apoio cultural. Muito pelo contrário, a lei trata disso”, celebrou Geremias dos Santos, presidente da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço). Ao todo, há cerca de 4,5 mil rádios comunitárias outorgadas no país. Outras 600 têm portaria de funcionamento concedida pelo Ministério das Comunicações (Minicom), mas sem a autorização definitiva pelo Congresso Nacional.

Para ter acesso ao apoio cultural, as associações e fundações detentoras de licenças comunitárias deverão preencher um cadastro na página da Secom na internet, que ainda será disponibilizado, e apresentar uma série de documentos. O prazo para esse cadastramento será de 60 dias corridos a partir da edição da portaria.

A efetiva autorização para a veiculação de patrocínio sob a forma de apoio cultural dependerá do atendimento às regras previstas na Instrução Normativa (IN) 2 da própria Secom, editada no ano passado, que estabelece as normas para a execução da publicidade dos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal (Sicom).

A Secom também prepara um edital e um convênio com o Ministério da Cultura para permitir que rádios comunitárias recebam recursos para divulgar localmente ações culturais vinculadas à Lei Aldir Blanc. Lançada e aprovada como política permanente no ano passado, a Lei Aldir Blanc prevê investimentos de R$ 15 bilhões no setor cultural até 2027, o equivalente a R$ 3 bilhões por ano, e teve adesão de mais de 5,4 mil municípios.

Estados e municípios

Para Geremias dos Santos, da Abraço, a nova portaria também vai permitir que estados e municípios possam abrir a possibilidade de conceder apoio cultural às emissoras por meio de verbas oficiais de patrocínio.

“Isso vai fazer com que os governos dos estados e os governos municipais parem de alegar que não têm nada na legislação que permita o acesso a verba de apoio cultural”, observou.

Alcance

Agora, o movimento de rádios comunitárias espera que o governo federal reveja o Decreto 2.615/98, que limitou o raio de alcance do sinal das emissoras comunitárias a um quilômetro.

“A alteração desse decreto é uma reparação histórica para as rádios comunitárias. A lei nunca estabeleceu essa limitação tão rígida. Esperamos que o governo também atenda essa reivindicação prioritária”, afirmou em entrevista à Agência Brasil.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Saúde de Guadalupe promove Workshop de Acolhimento Humanizado e Classificação de Risco

A iniciativa é da gestão da prefeita Neidinha Lima, via Secretaria de Saúde. A Prefeitura de Guadalupe, através da Secretaria...

Moradores de Guadalupe recebem água suja e cobram providências da Agespisa

"A empresa fornece água turva, sem qualquer tratamento aparente", relatam consumidores do município. A população de Guadalupe, localizada no Sul...

DRACO cumpre mandados contra membros do PCC em várias cidades do Piauí

A ação tem como objetivo dar cumprimento a 27 mandados de busca e apreensão e 17 mandados de prisão O...

Anatel abre consulta para ampliar prefixo 0303 nas ligações comerciais

Agência propõe número para cobranças e doações. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) abriu nesta segunda-feira (13) uma consulta pública sobre...
spot_img

Coronel Scheiwann Lopes anuncia convocação de 500 aprovados do concurso da Polícia Militar do Piauí

Na segunda (13), foi divulgada a lista dos candidatos cujas provas dissertativas serão corrigidas. O comandante-geral da Polícia Militar do...

Pesquisa Genial/Quaest mostra que Lula venceria os principais nomes de oposição em 2026

A pesquisa ouviu presencialmente 2.045 brasileiros de 16 anos ou mais em todos os estados do país. O grau...
spot_img

Posts Recomendados