Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Vídeo de reunião ministerial no governo Bolsonaro reforça trama golpista, segundo a PF

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A investigação não descarta convocar para depoimento todos que participaram da reunião ministerial

Investigadores da Polícia Federal consideram que o vídeo de cerca de uma hora e meia fortalece linhas de apuração que apontam uma organização para desestabilizar o processo eleitoral e tramar um golpe de estado. Um dos trechos destacados pela PF mostra o que agentes descrevem como “dinâmica golpista”.

“Alguém tem dúvida do que vai acontecer no dia dois de outubro? Qual o retrato que vai estar às dez da noite na televisão? Alguém tem dúvida disso? E a gente vai entrar com recurso no supremo tribunal federal. Nós estamos vendo o que está acontecendo? Vamos esperar o quê? Todo mundo vai se f…”, disse Bolsonaro na reunião.

Bolsonaro em reunião com ministros e militares Reprodução/Band

A investigação classifica internamente como um dos principais pontos do vídeo a fala do então chefe do gabinete de segurança institucional, general augusto heleno, que era um dos auxiliares de maior confiança de Bolsonaro. Ele fala em “virar a mesa”. 

“Não vai ter revisão do VAR. Então, o que tiver que ser feito tem que ser feito antes das eleições. Se tiver que dar soco na mesa é antes das eleições. Se tiver que virar a mesa é antes das eleições”, disse Heleno.

A defesa de Bolsonaro minimiza o impacto do vídeo da reunião, ao destacar essa fala do encontro de julho de 2022. O ex-secretário de comunicação de Bolsonaro e um dos advogados do ex-presidente, Fábio Wajgarten, escreveu numa rede social que: “todas as opiniões do presidente são absolutamente públicas. Todas as opiniões, comentários fazem parte da democracia. Ficou absolutamente claro que o presidente condena e rejeita qualquer uso da força”, escreveu.

Durante toda a reunião, Bolsonaro cobrava que os ministros entrassem em sintonia com o discurso que colocava em xeque a atuação do tribunal superior eleitoral. E tinha a intenção de disseminar as suspeitas com representantes de outros países.

“Tá na nossa cara, a guerra de papel e caneta a gente não vai ganhar essa guerra, a gente tem que ser mais contundente, vou começar a ser com os embaixadores”.

Dias depois, Bolsonaro, de fato recebeu embaixadores. E, mais uma vez, divulgou teses de fraude nas urnas eletrônicas, sem provas. A Polícia Federal vê nesse vídeo indícios de que um plano para um golpe de estado estaria em curso. 

Para a investigação, ele se soma às mensagens apreendidas, trocadas entre integrantes da cúpula bolsonarista, consideradas peças-chave para o inquérito. A investigação não descarta convocar para depoimento todos que participaram da reunião ministerial.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

ETA de Guadalupe passará por manutenção nesta quarta (9) e paralisação vai causar falta de água das 10h às 15h

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A cidade de Guadalupe enfrentará, nesta quarta-feira (9), uma interrupção temporária no fornecimento...

Criação do Procon em Guadalupe avança após reunião entre Jesse James, MPPI e Procon Estadual

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O prefeito de Guadalupe, Jesse James, participou nesta terça-feira, 8 de julho, de...

Nova pesquisa aponta recuperação de Lula com maior índice de aprovação do ano

Levantamento feito pela AtlasIntel mostrou que a avaliação de governo do presidente se manteve estável A aprovação do presidente Luiz...

Sancionada lei que cria nova classe na Polícia Civil do Piauí; salários chegam a R$ 28 mil

A nova legislação altera a Lei nº 7.767/2022 para incluir os vencimentos dessa classe inicial, com aplicação já a...
spot_img

Ribeiro Gonçalves: prefeito Agamenon Franco é acusado de suposta perseguição política por impedir empresário de realizar show

A procuradoria do município alega falta de requerimento solicitando o espaço público para realização do evento. O empresário Salviano Antunes,...

Feriado municipal em Floriano altera funcionamento do comércio nesta terça (08)

Consumidores devem verificar horários de funcionamento específicos com cada estabelecimento. Em comemoração aos 128 anos de emancipação política de Floriano,...
spot_img

Posts Recomendados