MDS e ABMES firmam parceria para impulsionar jovens do CadÚnico ao empreendedorismo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

“Vamos trabalhar em conjunto para garantir a inclusão socioeconômica desse público, oferecendo preparação para o empreendedorismo, crédito, assistência técnica e apoio integral”, disse o Wellington Dias.

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) firmaram, nesta terça-feira (9.04), um Protocolo de Intenções para promover a inclusão socioeconômica de jovens inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) por meio da educação empreendedora. A iniciativa visa oferecer cursos gratuitos com foco em habilidades empreendedoras, preparando os jovens para o mercado de trabalho e para a criação de seus próprios negócios.

Na parceria, a ABMES, que representa cerca de 600 instituições com 5,3 mil polos em todo o Brasil, coloca à disposição sua capilaridade e expertise para o desenvolvimento e difusão do material de educação empreendedora. O curso digital, com lições voltadas para uma vida empreendedora, foi elaborado em conjunto com a UNESCO e será disponibilizado gratuitamente em uma plataforma acessível às universidades.

O ministro Wellington Dias celebrou a parceria, destacando a ABMES como o parceiro ideal para conectar o ensino superior às necessidades dos jovens do CadÚnico. “Vamos trabalhar em conjunto para garantir a inclusão socioeconômica desse público, oferecendo preparação para o empreendedorismo, crédito, assistência técnica e apoio integral”, anunciou o ministro.

O diretor-presidente da ABMES, Celso Niskier, reforçou o compromisso da associação com a transformação social. “As 5,3 mil unidades e polos da ABMES se unem a esse esforço para impulsionar a inclusão e o desenvolvimento dos jovens do CadÚnico. Serão os futuros universitários que levarão a transformação do nosso país”, afirmou Niskier.

Durante a reunião de assinatura, a oficial de Projetos do Setor de Educação da UNESCO Brasil, Lorena Carvalho, apresentou o material didático elaborado em parceria com o Instituto Êxito. “O material, com foco em empreendedorismo com equidade, desenvolvimento social e local, será transformado em um curso EAD gratuito na plataforma da UnB, acessível a todas as universidades que desejam implementá-lo”, explicou Lorena.

O vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara de Deputados e presidente da Frente Ampla da Educação, o deputado federal (PP/PI) Átila Filho salientou o papel fundamental das instituições de ensino na promoção da responsabilidade social. “As universidades, além de formar, têm a responsabilidade de gerar mudança social. Essa iniciativa qualificará os jovens do CadÚnico para que participem ativamente da economia brasileira”, destacou.

A reunião contou também com a presença de representantes de instituições educacionais do Rio de Janeiro, Brasília, Piauí, Minas Gerais e São Paulo.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Marcos Parente ganha Van adaptada para beneficiar pacientes em tratamento de saúde

Veículo garantido por emenda parlamentar proporcionará conforto aos marcoenses em tratamento fora do município. Na manhã desta quinta-feira, 16 de...

Educação do Piauí convoca mais 120 professores para atuar no estado

Os candidatos devem preencher o formulário e enviar a documentação necessária no período de 15 a 22 de maio. A...

Guadalupe inicia campanha de mobilização para prevenir queimadas em meio ao clima seco

O município planeja ampliar sua campanha com palestras, panfletagem e outras ações educativas para conscientizar a população sobre a...

Mais de 150 crianças foram vítimas de estupro no Piauí no primeiro trimestre de 2024

Maio Laranja faz alerta para o abuso sexual em crianças e adolescentes. No mês de combate ao abuso sexual infantil,...
spot_img

Esporte: sorteados times que se enfrentarão na 1ª rodada da Copa Floriano 2024

A abertura da Copa está marcada para o dia 21 de Maio, às 19h, e o 1° jogo fica...

Nos EUA, governador defende transição energética e aponta Piauí como um celeiro de oportunidades

Rafael Fonteles esteve presente em dois eventos financeiros em Nova Iorque nesta quarta (15), onde apresentou o modelo de...
spot_img

Posts Recomendados