De barriga para cima, de bruços ou de lado: a qual posição certa para dormir?

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Sono é um dos pilares da nossa saúde, já que promove a recuperação física e mental.

Passamos um terço de nossas vidas dormindo ou descansando. E o sono é um dos pilares da nossa saúde, já que promove a recuperação física e mental. Uma noite bem dormida pode resultar em um dia mais produtivo, sem dores e desconfortos. Mas existe uma posição “correta” ou “ideal”?

Gustavo Moreira, diretor médico do Instituto do Sono, conta que mudamos de posição de quatro a cinco vezes durante a noite. E o mais importante é “ter habilidade para trocar de posição” durante o sono.

A posição ideal vai depender da preferência de cada um. No entanto, como toda regra tem exceções, isso não vale para recém-nascidos. No primeiro ano de vida, o recomendado é dormir de barriga para cima, alerta o diretor médico do Instituto do Sono.

Mas não dizem que dormir de lado é a melhor opção? De maneira geral, sim. Isso porque dormir de lado promove o alinhamento da coluna vertebral e é a posição com menor probabilidade de resultar em dores nas costas.

Divulgação

O ortopedista lembra que a altura do travesseiro não deve ser muito alta, nem muito baixa. É importante notar se o pescoço está alinhado com o corpo quando a pessoa está deitada.

Dormir de lado, segundo especialistas, também ajuda a reduzir o ronco, a azia e é bom para a digestão. Em contrapartida, pode causar dor nos ombros e nos quadris.

Outra boa posição é a famosa dormir de barriga para cima. “Algumas pessoas só conseguem dormir assim. Quem tem problema na coluna às vezes precisa colocar um travesseiro embaixo do joelho para a perna dobrar um pouco, principalmente quem tem problema no ciático, pinçamento na coluna”, orienta Bergamaschi.

A posição pode ser benéfica para pessoas com dor na lombar, com dor no pescoço e quem sofre com congestão nasal. Já para quem ronca e tem apneia do sono, quem tem algum tipo de dor nas costas ou refluxo, dormir de barriga para cima pode não ser a melhor opção.

  • Tem quem prefira dormir de bruços, mas a posição é a menos indicada, pois não é ergonomicamente adequada. “Temos algumas curvaturas fisiológicas, como a do pescoço, da região lombar. Quando estamos de bruços, invertemos todas essas curvas” alerta o ortopedista.

Como a posição coloca pressão sobre a lombar e o pescoço, ela pode provocar dores. A torção do pescoço para um lado durante várias horas também pode resultar em desconforto e rigidez. Dormir com um travesseiro mais fino (ou sem) pode aliviar a dor no pescoço. Outro travesseiro na parte inferior da barriga pode reduzir a dor lombar.

Posições para dormir — Foto: Dhara Assis/Infográfico g1

Posições para dormir — Foto: Dhara Assis/Infográfico g1

Raphael Marcon, ortopedista do Hcor, explica que a má postura durante o sono pode levar a uma carga excessiva sobre as estruturas da nossa coluna, resultando em dor. “A dor é o principal sinal de que podemos não estar dormindo em uma posição adequada”, completa.

E a conchinha? Ela pode ajudar o casal a ter um sono mais reparador. Segundo um estudo publicado na revista Frontiers in Psychiatry, dormir de conchinha pode aumentar em até 10% o tempo de sono no estágio REM, estágio associado ao sonho e à consolidação da memória.

Gustavo Moreira reforça que o mais importante é que a pessoa se sinta confortável com a posição escolhida. Além disso, outras atitudes ajudam no dormir bem: atividade física, alimentação adequada, regularidade nos hábitos e oportunidade de sono adequado.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Governador Rafael diz que decisão não foi unilateral e que licitação da Agespisa é “caminho ideal”

Disse reconhecer que o tema é complexo e que há questionamentos, porém, enfatizou acreditar que a concessão é a...

MDS reforça assistência social do Amazonas com a entrega de 43 veículos do MobSUAS

Ministro Wellington Dias realizou entrega da frota, que vai facilitar acesso de equipes municipais aos usuários do SUAS, em...

Leis de proteção às crianças enfrentam cultura de violência no país

Neste ano já foram feitas mais de 129 mil denúncias de violações O contorno com a família em mãos dadas,...

Marcos Parente realiza mais uma feira com foco no empreendedorismo e registra grande movimentação na Praça Pedrosa de Luna

A feira conta com 24 stands, comercializando os mais diversos produtos e serviços, o que promete impulsionar mais oportunidades...
spot_img

Plano real completa 30 anos: R$ 1 de hoje equivale a apenas R$ 0,12 da época do Plano Real

A inflação acumulada desde junho de 1994, quando o real foi lançado, é de 708%. Para ter o mesmo...

Sasc e Equatorial Piauí assinam Termo de Cooperação para o cadastramento de novas famílias na Tarifa Social de Energia

No Piauí, 585 mil pessoas são beneficiadas com o desconto. A  Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos(Sasc) e...
spot_img

Posts Recomendados