Pesquisa Quaest: 51% aprovam trabalho de Lula; 45% reprovam

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Em julho, percentuais eram de 54% e de 43%, respectivamente. Pesquisa ouviu 2 mil eleitores de todo o Brasil entre os dias 25 e 29 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (2) aponta que o trabalho do presidente Lula (PT) é aprovado por 51% dos eleitores brasileiros e reprovado por 45%.

Outros 4% não sabem ou não responderam. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Na pesquisa divulgada em 10 de julho, a aprovação do trabalho do presidente oscilou dois pontos para baixo e a reprovação, 2 pontos para cima.

Joédson Alves / Agência Brasil

Veja os números:

  • Aprova: 51% (eram 54% em julho);
  • Desaprova: 45% (eram 43%);
  • Não sabe/não respondeu: 4% (eram 3%).

A pesquisa, encomendada pela Genial Investimentos, ouviu 2 mil pessoas com mais de 16 anos nas quatro regiões do país entre os dias 25 e 29 de setembro. O nível de confiança é de 95%.

Veja, abaixo, mais deatlhes do levantamento.

Regiões

O trabalho de Lula tem maior aprovação na região Nordeste, onde 69% dos eleitores aprovam o trabalho que o presidente Lula está, mesmo número da pesquisa anterior, realizada em julho. 26% reprovaram o trabalho (eram 28% em julho).

No Sudeste, a reprovação de Lula oscilou para cima e chegou a 53% (eram 48% na pesquisa anterior), e voltou a ser maior que a aprovação, que oscilou para baixo e foi em a 45% (eram 48%).

O mesmo aconteceu no Centro-Oeste/Norte, onde a reprovação oscilou para cima chegou a 46% (eram 42%) e voltou empatar com a aprovação, que oscilou para baixo e chegou a 49% (eram 53%). A margem de erro neste segmento é de 5 pontos percentuais.

No Sul, a desaprovação de Lula é de 53% (eram 54%) e a aprovação, de 42% (eram 43%), mantendo o empate técnico entre os dois indicadores (a margem de erro é de 6 pontos).

Gênero

Lula segue mais aprovado que reprovado entre as mulheres, com 55% a 41%, apesar das oscilações dentro da margem de erro – em julho, esses percentuais eram de 57% (aprovação) e 39% (reprovação).

Entre os homens, segue o empate técnico entre aprovação (48%) e reprovação (49%). Também houve oscilações nesse segmento: em julho, a aprovação era de 50% e a reprovação, de 47%.

Idade

Entre os eleitores de 16 a 34 anos, Lula agora tem aprovação (53%) maior que a reprovação (43%) – em julho, havia empate técnico.

Já entre os eleitores de 35 a 59 anos, a situação se inverte: em julho, Lula tinha uma aprovação maior que a reprovação (56% a 41%). Agora, há empate técnico entre os dois indicadores (51% a 45%), no limite da margem de erro, que é de 3 pontos para o segmento.

Também passou a haver empate técnico entre aprovação e reprovação entre os eleitores com 60 anos ou mais – 49% e 48%, respectivamente, o que não acontecia desde o início do governo.

Renda

Lula segue com aprovação maior que reprovação entre os eleitores com renda familiar de até 2 salários mínimos, mas o intervalo entre esses dois indicadores diminuiu de 43 pontos para 30 desde a última pesquisa: no segmento, a aprovação do trabalho do presidente foi de 69% para 62% no levantamento atual. A reprovação foi de 26% para 32%.

Entre os eleitores com renda familiar de 2 a 5 salários mínimos, segue o empate técnico entre aprovação (51%) e reprovação (46%), com oscilação positiva no primeiro caso e negativa no segundo.

Entre os que recebem mais de 5 salários mínimos, a reprovação e a aprovação, de 57% e de 40%, respectivamente, chegaram a maior distância desde a pesquisa de maio e estão em 17 pontos percentuais.

Religião

A reprovação de Lula subiu 7 entre os católicos, acima da margem de erro, e está no maior patamar desde o início do governo. A aprovação oscilou 6 pontos para baixo, no limite da margem de erro, e foi a 54%, o menor patamar.

No eleitorado evangélico, houve uma inversão na tendência de melhora que vinha desde fevereiro: a aprovação passou a oscilar para baixo, e foi a 41%. A reprovação, para cima, e foi a 55%.

Escolaridade

Entre quem tem ensino superior, Lula voltou a ser mais reprovado que aprovado: a reprovação oscilou 8 pontos para cima, de 51% para 59%, no limite da margem de erro do segmento (4 pontos) e a aprovação caiu 9 pontos, de 46% para 37%.

Entre quem tem ensino fundamental, a aprovação oscilou três pontos para baixo e está em 62% (eram 65% em julho). A reprovação oscilou quatro pontos para cima, para 34% (eram 30%).

Entre os que têm ensino médio, as oscilações também foram dentro da margem de erro (3 pontos no segmento): a aprovação foi de 48% para 50% e a reprovação, de 49% para 46%.

A aprovação entre os que se declaram pretos se manteve em 59%, o mesmo ocorreu com a reprovação, que se manteve em 39%. Entre os pardos, houve uma oscilação positiva de 1 ponto percentual, para 60%, enquanto a reprovação continuou em 37%. Entre os brancos, a reprovação passou para 55% (eram 50% no levantamento anterior) e a aprovação está em 40% (eram 47%).

Avaliação geral do governo Lula

O levantamento da Quaest também perguntou como os entrevistados avaliam o governo Lula de forma geral.

Para 32%, a avaliação do governo é positiva (eram 36%), para 31% é negativa (eram 30%), e para 33% é regular (eram 30%). Não souberam ou não responderam somam 4%.

  • Positiva: 32% (eram 36%);
  • Negativa: 31% (eram 30%);
  • Regular: 33% (eram 30%);
  • Não sabem/Não responderam: 4% (eram 4%).

A Quaest também perguntou como os entrevistados acham que o governo Lula está melhor em comparação com o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

  • Melhor: 38% (eram 51% em julho);
  • Pior: 33% (eram 36%);
  • Igual: 22% (eram 8%);
  • Não sabem/Não responderam: 4% (eram 4%).

Principal problema do Brasil

Os entrevistados também apontaram para o levantamento da Quaest quais são os principais problemas do Brasil hoje.

  • Economia: 24% (eram 21% em julho);
  • Violência: 17% (eram 19%);
  • Questões sociais: 16% (eram 18%);
  • Corrupção: 13% (eram 12%);
  • Saúde: 12% (eram 15%);
  • Educação: 7% (eram 8%).
Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Hospital de Guadalupe foi um dos destaques do III Encontro Internacional de Estomaterepeutas do Piauí

O III Encontro Internacional de Estomaterapia é um evento destinado a enfermeiros, profissionais de saúde, estomaterapeutas e estudantes de...

Prefeitura de Jerumenha e SENAR realizam projeto de saúde com 710 atendimentos em diversas especialidades

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Nesta quinta-feira, 21 de novembro, a Prefeitura de Jerumenha, em parceria com o...

Rafael Fonteles assina Pactos pelo Piauí com mais de 200 municípios para fortalecimento de políticas públicas

Piauí é o primeiro estado do Brasil a assinar o acordo, que vai englobar em sete áreas visando mais...

Jesse James reforça compromisso com políticas públicas para Guadalupe no evento Pactos pelo Piauí

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O prefeito eleito de Guadalupe, Jesse James, participou, nessa quinta-feira (21), do evento...
spot_img

Guadalupe recebe 3 mil mudas frutíferas do Pro Piauí Verde para ações de plantio e distribuição comunitária

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Na manhã da última quarta-feira, 20 de novembro, a Prefeitura Municipal de Guadalupe,...

Rafael Fonteles e Wellington Dias fazem 1ª reunião institucional com mais de 200 prefeitos do Piauí

O evento busca consolidar uma rede de parcerias e fortalecer a cooperação institucional para enfrentar desafios e implementar políticas...
spot_img

Posts Recomendados