Brasil tem maior nº de trabalhadores com ensino superior em 12 anos, aponta IBGE

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Mas muitos ocupam vagas que não exigem essa formação. E, na última década, o salário médio de quem fez faculdade diminuiu.

O Brasil nunca teve tantos trabalhadores com ensino superior completo. Mas muitos ocupam vagas que não exigem essa formação. E, na última década, o salário médio de quem fez faculdade diminuiu.

Aluna bolsista na escola, estudante universitária beneficiada pelo ProUni, a Mariana não imaginava que chegaria tão longe.

“Eu sou advogada, faço pós-graduação em direito societário, e também planejo daqui a alguns anos estudar fora”, diz Mariana Magalhães, advogada.
A revolução na vida da Mariana não é um fenômeno isolado.

Reprodução

“Eu venho de uma família preta, venho de uma família grande, onde até as pessoas mais velhas, como minhas tias, estão acessando o ensino superior e estão conseguindo se abrir mais também para o mercado de trabalho e ter mais acesso a outras vagas que antes elas nem poderiam imaginar tendo apenas o ensino médio”.

Em 12 anos, desde que o IBGE começou a fazer essa pesquisa, o número de pessoas com diploma de curso superior praticamente dobrou no mercado de trabalho. Hoje são mais de 24 milhões.

A taxa de desemprego entre quem fez faculdade é a mais baixa já registrada: pouco mais de 3%. O economista Lucas Assis diz que já dá para falar em uma tendência.

“Nas últimas décadas, de um modo geral, houve uma massificação do acesso ao ensino superior e isso se refletiu no mercado de trabalho. Essa é uma tendência que deve prevalecer nos próximos anos, com contingente ainda bastante elevado de pessoas escolarizadas”, explica Lucas Assis, economista da Tendências Consultoria.

Número de trabalhadores com ensino superior completo chega ao maior nível já registrado pelo IBGE — Foto: Reprodução/TV Globo

Os números só desandam quando o assunto é a renda. Levando em conta a inflação, o salário médio de quem tem diploma universitário caiu quase 12% em 12 anos. É que o mercado de trabalho não oferece vagas suficientes pra absorver os mais qualificados.

Hoje, um em cada três trabalhadores tem formação acima da exigida na função que ocupa.

“A gente viu um aumento da quantidade de pessoas com ensino superior, mas ao mesmo tempo um aumento da informalidade desse grupo e uma redução da renda. Então são mais pessoas trabalhando por conta própria, em aplicativo, sem carteira assinada, mas que contam com o ensino superior”, ressalta o economista.
O trabalho como motorista de aplicativo, que bancou a faculdade de jornalismo do Felipe, hoje virou o sustento dele. Formado há quatro anos, ele ainda não conseguiu uma vaga na área.

“Se eu falar para você que eu estou satisfeito com o aplicativo, eu estou mentindo. Mas hoje eu entendo que o aplicativo é uma oportunidade também de eu pagar minhas contas. Eu não posso viver de sonho só. Continuo sonhando e correndo atrás do que eu quero e vou chegar lá, mas eu entendo que o aplicativo hoje ele trabalha com a minha realidade”, relata Felipe Sousa, jornalista e motorista de aplicativo.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Operação prende suspeitos de agiotagem em Floriano, Amarante, Teresina e cidades no Maranhão e Ceará

A ação marca a terceira fase da Operação Macondo. Uma operação deflagrada na manhã desta quinta-feira (5) pela Secretaria de...

Projeto de hidrogênio verde defendido por Rafael Fonteles é encerrado após empresa pedir cancelamento de licença no Piauí

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O projeto de hidrogênio verde que seria implantado no litoral do Piauí pela...

TCE aponta que 78% dos municípios do Piauí não têm Conselho da Mulher

Levantamento revela fragilidade na fiscalização de políticas públicas em meio ao aumento dos feminicídios no país. Um levantamento divulgado pelo...

Senadora Jussara Lima participa do lançamento do Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio

Evento reúne autoridades para fortalecer políticas públicas de proteção às mulheres e combater a violência de gênero de forma...
spot_img

Ciro Nogueira destina mais de R$ 400 mil para construção de quadra de futebol society em Pavussu

Ao lado de lideranças políticas locais, o prefeito Winicius Valério destacou a importância do projeto e agradeceu o apoio...

‘Dor insuportável’, desabafa mãe de crianças desaparecidas no Maranhão

As equipes estão voltando a áreas que já foram mapeadas, que já passaram por varredura. As buscas por duas crianças...
spot_img

Posts Recomendados