Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Maior rigor na fiscalização resulta em queda de 50% nas irregularidades em postos de combustíveis no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Em 2024, com 677 postos fiscalizados em 182 cidades do estado.

O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/MPPI), vinculado ao Ministério Público do Estado do Piauí, divulgou os resultados das fiscalizações realizadas em postos de combustíveis nos últimos três anos. Os dados mostram uma queda nas irregularidades registradas, com uma redução superior a 50% no número de autuações.

Em 2022, 601 postos de combustíveis foram fiscalizados em 119 cidades, resultando em 192 autuações – o que corresponde a 32 postos autuados a cada 100 inspecionados. Em 2023, o número de fiscalizações aumentou para 664 postos em 170 municípios, mas as autuações caíram para 115, ou seja, 17 postos autuados a cada 100. Em 2024, com 677 postos fiscalizados em 182 cidades, o número de autuações foi reduzido para 92, o que representa apenas 14 postos autuados a cada 100.

Outro ponto de destaque foi a fiscalização das “bombas baixas”, quando o volume de combustível fornecido é inferior ao pago pelo consumidor. Em 2022, 86 bombas foram autuadas, representando 14 autuações a cada 100 fiscalizações. Esse número caiu para 45 em 2023 e 48 em 2024, correspondendo a 7 autuações a cada 100 postos fiscalizados.

As ações de fiscalização contaram com o apoio do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (IMEPI) e da Delegacia Especializada de Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica e Contra as Relações de Consumo (DECCOTERC). A parceria entre os órgãos tem permitido uma abordagem mais eficaz contra práticas ilegais e maior proteção para os consumidores.

Nivaldo Ribeiro, coordenador-geral do Procon/MPPI, destacou a importância das fiscalizações para garantir mais segurança e qualidade nos serviços prestados. “Estamos alcançando resultados mais efetivos, com maior resolutividade e um efeito inibitório sobre irregularidades”, afirmou Ribeiro.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Piauí teve menor número de nascimentos em 20 anos, diz o IBGE

Em 2023 houve 5.293 nascimentos a menos que a média do período pré-pandemia de 2015 a 2019. O Piauí registrou...

Vereador de Bom Princípio é preso por estupro de vulnerável e afastado do cargo

Jacinto Moraes teria sido denunciado ao Conselho Tutelar em 2021, mas o caso foi arquivado por falta de provas. O...

Governo federal proíbe cursos a distância em áreas como medicina, direito e psicologia

Assinatura do decreto foi feita na manhã desta segunda-feira no Palácio do Planalto com o Ministro da Educação, Camilo...

Adaptações para alistamento feminino custam R$ 48 milhões ao Exército

As obras são necessárias porque algumas unidades não possuem acomodações, como vestiários femininos. Com o início do alistamento de mulheres...
spot_img

Estudantes da rede estadual levam leitura e matemática às ruas de Guadalupe em preparação para o Enem e Saeb

A proposta, além de lúdica, faz parte do plano de preparação dos alunos para o Saeb e está alinhada...

Prefeito de Picos Pablo Santos gasta R$ 2,1 milhões na locação de impressoras e scanners

A empresa fica localizada no bairro Canto da Várzea, em Picos, e tem como sócio-administrador Thiago Cortez Barros. O prefeito...
spot_img

Posts Recomendados