Audiências públicas debatem ações para erradicação dos lixões no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Conforme a Semarh, os treze municípios que geram mais resíduos sólidos do estado participam das audiências e garantiram que irão realizar medidas que resultem na desativação dos lixões.

O projeto “Zero Lixões: Por um Piauí Mais Limpo”, do Ministério Público do Estado, tem realizado audiências com o objetivo de debater a situação dos lixões a céu aberto e a regularização dos catadores de materiais recicláveis no Piauí. As reuniões contaram com a participação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Foto: Antonello Veneri

Conforme a Semarh, os treze municípios que geram mais resíduos sólidos do estado participam das audiências e garantiram que irão realizar medidas que resultem na desativação dos lixões.

O principal objetivo do projeto é garantir que os lixões sejam erradicados e que os representantes municipais promovam uma gestão sustentável dos resíduos sólidos.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Daniel Oliveira, a iniciativa também busca a construção de sete aterros sanitários e aproximadamente 40 áreas de transbordo no estado.

“Além de atender às exigências legais, o projeto contribui para a preservação do meio ambiente e a dignidade dos catadores, que terão melhores condições de trabalho por meio das cooperativas”, afirma o gestor.

De acordo com o Ministério Público, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/201) estabeleceu um prazo para fechamento dos lixões e a meta é que os municípios pequenos consigam erradicá-los em tempo hábil.

O Tribunal de Contas do Estado revelou que dos 220 municípios do Piauí, somente 32 municípios cumpriram o objetivo e encerraram seus lixões. Diante disso, as audiências buscam aprimorar esse trabalho e garantir que o estado esteja alinhado a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Polícia Federal prova que Sergio Moro mandou grampear ilegalmente autoridades

Crimes do ex-juiz provocaram a anulação de processos feitos na Lava Jato, o que ocasionou o fim da operação...

Ação do MPF aponta uso indevido de mais de R$ 118 milhões da saúde na gestão Dr. Pessoa em Teresina

O Ministério Público Federal (MPF) ingressou na última segunda-feira (15) com uma ação de improbidade administrativa contra o ex-prefeito...

Transnordestina avança com todos os lotes contratados e fortalece logística no Piauí

O Governo Federal informou que todos os lotes da Ferrovia Transnordestina já contam com contratos de obras firmados, o...

Justiça mantém prisão domiciliar e afastamento da vereadora Tatiana Medeiros de suas funções na Câmara

Decisão unânime mantém tornozeleira eletrônica e impede retorno da parlamentar ao cargo; julgamento deve ser concluído apenas em 2026. A...
spot_img

Câmara de Jerumenha aprova PPA, LOA e outros projetos do Executivo por unanimidade

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Câmara Municipal de Jerumenha realizou, na noite desta terça-feira, 16 de dezembro,...

Concurso Seduc: publicado edital com salários de R$ 5 mil para professor no Piauí; confira

As inscrições começam no próximo dia 22 de dezembro e vão até o dia 20 de janeiro de 2026. Foi...
spot_img

Posts Recomendados