Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Maioria do STF mantém Moraes, Dino e Zanin em julgamento de Bolsonaro

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Até o momento, sete dos 11 ministros se manifestaram

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou nesta quarta-feira (19) para rejeitar os recursos do ex-presidente Jair Bolsonaro e do general Braga Netto para impedir os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin de atuarem no julgamento da denúncia sobre a trama golpista.

Até o momento, sete dos 11 ministros se manifestaram para manter os ministros no julgamento e para confirmar a competência da Primeira Turma, e não do plenário para julgar a denúncia.

A análise do caso ocorre em sessão virtual, que será encerrada às 23h59 desta quinta-feira (20). Na modalidade virtual, os ministros depositam os votos no sistema eletrônico de votação e não há deliberação presencial.

Os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.Fotos: Rosinei Coutinho/STF; Nelson Jr./STF; Nelson Jr./STF

No mês passado, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, negou os pedidos da defesa de Jair Bolsonaro para declarar impedidos os ministros Zanin e Dino. Em seguida, os advogados do ex-presidente recorreram da decisão e pediram que o caso fosse analisado pelo plenário.

Os advogados apontaram que Flávio Dino entrou com uma queixa-crime contra Bolsonaro quando ocupou o cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública nos primeiros meses do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e antes de chegar ao Supremo. 

No caso de Zanin, a defesa do ex-presidente diz que, antes de chegar à Corte, o ministro foi advogado da campanha de Lula e entrou com ações contra a chapa de Bolsonaro nas eleições de 2022. 

Da mesma forma, o presidente do STF negou solicitação da defesa de Braga Netto para afastar o relator da denúncia, ministro Alexandre de Moraes, do caso. Para os advogados, o ministro é apontado como uma das vítimas da trama e não pode julgar o caso.

Julgamento

A denúncia contra Bolsonaro, Braga Netto e mais 32 acusados será julgada no dia 25 deste mês pela Primeira Turma. Se a maioria dos ministros aceitar a denúncia, o ex-presidente e os outros acusados viram réus e passam a responder a uma ação penal no STF.

A turma é composta pelo relator, Alexandre de Moraes, e os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux.

Pelo regimento interno da Corte, cabe às duas turmas do tribunal julgar ações penais. Como o relator faz parte da Primeira Turma, a acusação deve ser julgada pelo colegiado.  

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Ciro Nogueira diz que Lula “está cego pelo ódio e pela vingança”

Presidente do Progressistas defendeu Bolsonaro. O senador Ciro Nogueira (PP-PI) criticou nesta quinta-feira (27), na rede social X, as declarações...

“Folha fantasma”: mais de mil garis recebiam sem trabalhar em Teresina, diz Sílvio Mendes

Empresas responsáveis pela limpeza urbana na capital, não efetuaram os pagamentos de garis e caminhoneiros, mesmo recebendo repasses da...

Justiça concede liberdade a “falso médico” que tentou se registrar no CRM em Teresina

Suspeito usou diploma falsificado para obter o registro que é obrigatório para os profissionais que desejam atuar no estado. O...

Ex-deputado Leal Júnior morre aos 75 anos, vítima de infarto em Teresina

Leal Júnior foi deputado estadual por três mandatos e secretário na gestão de Hugo Napoleão. Leal Júnior, ex-deputado estadual, faleceu...
spot_img

Secretário da Educação anuncia inscrições para o Projeto Laboratório de Redação com 1.260 vagas

O projeto visa orientar, acompanhar e preparar os estudantes para a prova de Redação do Exame Nacional do Ensino...

Preço das carnes cai no IPCA-15; veja cortes que ficaram mais baratos

É a primeira queda na prévia da inflação desde agosto de 2024, mas trégua deve durar pouco, segundo especialista. O...
spot_img

Posts Recomendados