Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Rafael Fonteles destaca a importância de investimentos na primeira infância

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

“Se houvesse uma restrição orçamentária e tivéssemos que optar por onde investir, a primeira opção seria na primeira infância”, disse o governador.

Em entrevista concedida nesta terça-feira (25), o governador do Piauí, Rafael Fonteles, enfatizou a relevância dos investimentos na primeira infância como fator determinante para o desenvolvimento social e econômico do Estado. Segundo o gestor, a atuação integrada entre as áreas da educação, saúde e assistência social é fundamental para garantir melhores condições de vida para crianças de zero a seis anos.

O governador destacou o trabalho da primeira-dama, Isabel Fonteles, na coordenação dessas ações intersetoriais por meio do programa “Pacto pelas Crianças”, que promove o diálogo entre secretarias estaduais e prefeituras municipais. O objetivo é garantir a priorização da vacinação, a assistência a crianças em situação de vulnerabilidade, a segurança alimentar e nutricional, além do fortalecimento da educação infantil.

“Se não investirmos nas crianças, sobretudo na educação e na boa formação nessa idade inicial, teremos muito mais dificuldade de gerar oportunidades e garantir uma vida digna para elas. A maioria dessas crianças está em situação de pobreza, e a educação é o caminho para transformar suas vidas”, destacou o governador.

Rafael Fonteles também mencionou estudos do economista James Heckman, vencedor do Prêmio Nobel de Economia em 2000, os quais demonstram que o investimento na primeira infância traz retornos expressivos para a sociedade. Segundo Heckman, cada dólar investido nessa fase gera um retorno sete vezes maior em produtividade, além de contribuir para a redução de gastos públicos com saúde e segurança.

“Se houvesse uma restrição orçamentária e tivéssemos que optar por onde investir, a primeira opção seria na primeira infância. É o melhor investimento que uma sociedade pode fazer”, concluiu o governador.

Com essa iniciativa, o Governo do Piauí reforça seu compromisso em romper o ciclo intergeracional da pobreza e garantir um futuro mais promissor para as novas gerações por meio da educação e do cuidado integral às crianças em situação de vulnerabilidade.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Artesãos de Guadalupe recebem capacitação para ampliar presença no mercado e gerar renda

Por Gleison Fernandes A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Sala do Empreendedor, em parceria com o Sebrae-PI, realizou na...

Teresinenses ganham bolo, mas seguem à espera das obras

Passados quase oito meses da nova gestão, os teresinenses ainda aguardam o cumprimento de promessas de Silvio Mendes. Neste sábado,...

Cadastro Único responde por 80% dos empregos gerados no Caged no primeiro semestre de 2025

Dados revelam um avanço na participação das mulheres no mercado de trabalho. Entre os inscritos no Cadastro Único, elas...

Exportações do Brasil crescem mais de 50% com recuperação econômica da Argentina

Exportações para a Argentina passaram dos dez bilhões de dólares nos sete primeiros meses do ano, uma alta de...
spot_img

Rafael participa de comemorações pelo aniversário de Teresina e destaca ações do governo do estado na capital

O governador participou da missa em ação de graças pelos 173 anos da cidade de Teresina e inaugurou obras O...

Ministério da Saúde oferta tecnologia inovadora 100% nacional para detectar câncer do colo do útero no SUS

Medida do programa Agora Tem Especialistas, novo teste molecular de DNA-HPV será implementado de forma gradativa em 12 estados....
spot_img

Posts Recomendados