Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Sem casos registrados, Piauí intensifica vigilância contra gripe aviária

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) está intensificando as ações de prevenção e vigilância sanitária para impedir a entrada da gripe aviária no estado. A medida ocorre após o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmar um foco da doença em uma granja comercial no Rio Grande do Sul. Até o momento, o Piauí não registra casos da enfermidade.

Segundo a Adapi, granjas comerciais, criatórios de aves domésticas e pontos estratégicos de trânsito interestadual de aves e produtos avícolas estão sob fiscalização rigorosa. O objetivo é manter o status de área livre da doença e garantir a segurança sanitária.

O diretor-geral da Adapi, João Rodrigues, ressalta que o órgão segue atento às orientações do Mapa e está preparado para agir em caso de detecção da doença.

Sem casos registrados, Piauí intensifica vigilância contra gripe aviária

“É fundamental que produtores, comerciantes e a população em geral sigam as orientações, colaborem com as ações de vigilância e comuniquem qualquer situação suspeita. É importante ressaltar também outras ações que estão sendo desenvolvidas e mantêm a saúde animal do nosso Estado, como a Campanha de Atualização Cadastral de Rebanhos e o inquérito sanitário para diagnóstico de brucelose”, afirmou.

Para reforçar as ações preventivas, o governador Rafael Fonteles renovou, em novembro de 2024, o decreto de emergência zoossanitária por mais 180 dias. A iniciativa visa fortalecer a estrutura de resposta diante de possíveis focos da doença.

De acordo com o secretário de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), Fábio Abreu, o decreto será renovado novamente.

“O governador vai decretar mais uma vez o decreto de emergência zoossanitária para que nós possamos ter a estrutura possível, disponível, caso aconteça o foco. Nós temos observado suspeita no Ceará, suspeita no Tocantins, Minas Gerais e não há uma barreira física entre os estados. Então qualquer prevenção que se faça aqui, mesmo o foco tendo sido no Rio Grande do Sul, é válida porque pode sim uma ave dessa vir ao nosso estado e nós termos essa realidade com foco confirmado”, destacou.

A transmissão da gripe aviária ocorre principalmente pelo contato direto com aves infectadas, suas fezes, penas ou secreções.

Como notificar casos suspeitos

A Adapi orienta que qualquer mortalidade anormal de aves ou sinais clínicos compatíveis com a gripe aviária devem ser comunicados imediatamente por um dos canais abaixo:

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Agora é lei: abandono de idoso ou pessoa com deficiência terá pena maior

Colocar em risco a saúde e a integridade física ou psíquica da pessoa idosa será punido com mais rigor Quem...

Banco Central suspende mais três instituições financeiras do Pix

Suspensão por 60 dias tem objetivo de proteger integridade do sistema O Banco Central (BC) suspendeu cautelarmente do Pix mais...

Real Madrid supera o Borussia Dortmund e vai à semifinal do Mundial de Clubes

Partida terminou 3 a 2 para os espanhóis, com três gols nos acréscimos Em jogo com emoção até o apito...

Festival Junino de Jerumenha chega à 3ª edição com apresentações culturais e grande participação popular

Por Gleison Fernandes. A Prefeitura de Jerumenha, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e com apoio da Secretaria da...
spot_img

Conheça seis roteiros para visitar no Piauí neste mês de julho

De norte a sul, o Piauí revela destinos que unem natureza e história para todos os turistas. Julho traz o...

Papa Leão XIV adota medida contra abusos sexuais cometidos por membros da igreja

O papa Leão 14 nomeou neste sábado (5) um arcebispo francês como novo líder da comissão do Vaticano sobre...
spot_img

Posts Recomendados