Brasil investiga sete suspeitas de gripe aviária de alta patogenicidade

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Todas são em aves silvestres ou em criações de subsistência

Sete suspeitas de infecção por gripe aviária de alta patogenicidade estão sob investigação no Brasil, informa o Ministério da Agricultura. Nenhum está em granja comercial. A mais recente atualização do mapa divulgado pela Pasta é deste domingo às 8h30.

Minas Gerais concentra o maior número. Autoridades de defesa sanitária investigam duas em aves silvestres, nos municípios de Florestal e Santo Antônio do Monte, e outra em uma criação doméstica, em Novo Cruzeiro.

Envato

O Estado registrou, recentemente, um caso de gripe aviária, em Mateus Leme. A infecção atingiu três aves ornamentais de uma propriedade particular. O governo estadual reforçou as ações de vigilância no entorno do município e decretou emergência sanitária animal.

Em outras regiões do Brasil, autoridades sanitárias investigam mais três suspeitas em criações de subsistência, nos municípios de Alegre (ES), Campinápolis (MT) e Itaituba (PA). Em aves silvestres, o possível foco da doença está sob avaliação em Angra dos Reis (RJ).

Desde o dia 15 de maio de 2023, quando houve o primeiro caso de gripe aviária no Brasil, o Ministério da Agricultura contabiliza 171 ocorrências: 167 em animais silvestres, três em criações domésticas e de subsistência e uma em granja comercial, em Montenegro (RS).

O foco no município gaúcho foi confirmado em 15 de maio deste ano, causando a perda do status sanitário de livre de gripe aviária e uma série de restrições à avicultura brasileira por parte de mercados pelo mundo. Pelo menos 21 destinos das exportações anunciaram embargos totais ou parciais.

Oficialmente, o governo brasileiro considera o caso encerrado e aguarda o fim do período de vazio sanitário – de 28 dias – para recuperar o reconhecimento internacional como livre da doença e negociar a reabertura dos mercados.

Em maio, as exportações de carne de frango do Brasil caíram 12,9% na comparação com o mesmo período no ano passado, e somaram 393,4 mil toneladas. A receita dos exportadores caiu 9,4% na mesma comparação e totalizou US$ 741,1 milhões. A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que reúne o setor, destacou que os números refletem das restrições ao produto brasileiro.

O que é a gripe aviária

A gripe aviária é uma doença altamente contagiosa causada por diferentes variantes do vírus Influenza, sendo a cepa H5N1 a mais responsável pelos casos de maior transmissibilidade registrados no Brasil e em outras partes do mundo atualmente.

Afeta aves silvestres quanto aves domésticas e de criação, além de mamíferos. Embora os casos em humanos sejam raros, a transmissão para pessoas também é possível.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Brasil registra recorde com 4,6 milhões de pequenos negócios em 2025

Número supera resultado de 2024, com 4,1 milhões de empresas criadas. O Brasil abriu 4,6 milhões de novos pequenos negócios...

Irmãs piauienses Raiza e Cris chegam à semifinal do The Voice Brasil 2025

As irmãs piauienses Raiza, 25 anos, e Cris, 23, conquistaram uma vaga na semifinal do The Voice Brasil 2025....

Guadalupe novamente se destaca no Piauí com nova certificação Ouro da Sala do Empreendedor

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Sala do Empreendedor de Guadalupe alcançou mais um marco em sua trajetória...

Idosos podem ter Inclusão Digital como direito, diz proposta do senador Ciro Nogueira

O senador Ciro Nogueira (Progressistas) apresentou o Projeto de Lei 4.792/2023, que propõe inserir a inclusão digital como um...
spot_img

Energia solar: justiça notifica SEFAZ e Equatorial para pararem de cobrar ICMS após denúncia de consumidores

Justiça derrubou também o ICMS cobrado pelo uso do sistema elétrico, alegando que quem o utiliza é mesmo consumidor...

Guadalupe registra mais de 100 gestantes atendidas em 2025 com a ampliação do Projeto Mamãe Bebê

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou...
spot_img

Posts Recomendados