Lei regulamenta atividade de flanelinhas e exige crachá em Teresina

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Os flanelinhas que atuam em Teresina passam a ter novas regras para exercer a atividade. A lei que regulamenta o serviço de guardadores de veículos foi sancionada pelo prefeito Silvio Mendes (União Brasil) e publicada no Diário Oficial do Município na última segunda-feira (18). O texto, no entanto, recebeu vetos parciais.

Entre as mudanças, os guardadores de carros e motos deverão usar crachá ou outro tipo de identificação fornecido pela Prefeitura. Eles só poderão trabalhar em locais autorizados pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) e ficam proibidos de usar cavaletes ou qualquer tipo de sinalização durante o serviço.

O pagamento ao guardador não será obrigatório. Segundo a lei, só ocorrerá se o motorista optar pela contratação.

“Optando pela contratação, o usuário fará o pagamento ao guardador autônomo de veículos após a realização do serviço”, estabelece o texto.

Vetos do prefeito

Ao sancionar a lei, Silvio Mendes vetou o artigo que estabelecia critérios para a licença, como idade mínima de 18 anos, residência em Teresina e quitação eleitoral e militar.

Também foram barradas penalidades previstas em caso de descumprimento: a suspensão da autorização por até 60 dias e a cassação definitiva dela para reincidentes.

O projeto de lei é de autoria dos vereadores Edilberto Borges (PT) e Leondidas Júnior (PSB) e foi aprovado pela Câmara Municipal em julho.

“Deixa de ser uma prática velada”, diz vereador

Coautor do projeto, o vereador Leondidas Júnior (PSB) destacou que a regulamentação traz mais segurança tanto para motoristas quanto para trabalhadores que atuam de forma honesta.

“Até o presente momento não havia nenhuma forma de controle social dessa prática. Agora vamos saber quem são essas pessoas, onde elas estão e como estão atuando. Além disso, a contribuição deixa de ser uma obrigatoriedade velada. Antes, muitas vezes o motorista estacionava e já era coagido a pagar. Agora, o pagamento passa a ser voluntário”, afirmou.

O parlamentar também ressaltou que a identificação com crachá e colete permitirá responsabilizar eventuais abusos.

“Se houver tentativa de extorsão ou coerção, será possível reclamar, saber a quem reclamar e responsabilizar. O projeto busca valorizar quem trabalha corretamente e coibir quem usa essa prática para cometer crimes.”

De acordo com Leondidas Júnior, caberá à Strans organizar o cadastramento dos guardadores.

“Em conversa com o prefeito, a ideia é que a Strans fique responsável por esse cadastro, forneça crachá e autorização. Assim teremos um levantamento real de quantas pessoas sobrevivem dessa atividade em Teresina.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Prefeitura de Guadalupe cancela atrações deste sábado do Guadafolia em respeito à família enlutada

A Prefeitura de Guadalupe anunciou, na manhã deste sábado (7), o cancelamento da programação do Guadafolia 2026 prevista para...

Multidão prestigia o Guadafolia no Balneário Belém Brasília, em Guadalupe

A segunda edição do Guadafolia teve início na noite de sexta-feira, 6 de fevereiro, no Balneário Belém Brasília, em...

Ministério Público move ação para cancelar concurso da Prefeitura de Floriano

Ação aponta falta de transparência, vazamento de informações sigilosas e suspeitas na contratação da banca organizadora, comprometendo a confiabilidade...

Pancreatite: 6 mortes suspeitas são associadas a canetas emagrecedoras

Dados da agência mostram ainda mais de 200 casos suspeitos de pancreatite ligados a medicamentos usados para diabetes e...
spot_img

“Nenhum governador tem poder pleno sobre polícias”, diz pesquisadora

Carolina Grillo avalia que operações letais têm se disseminado Poucos dias depois de completar três meses, a operação policial mais...

Endividamento das famílias atinge novo recorde e chega a 79,5%, aponta CNC

Pesquisa aponta alta no uso do crédito, enquanto inadimplência recua pelo terceiro mês seguido. O percentual de famílias brasileiras com...
spot_img

Posts Recomendados