Wellington Dias critica aprovação da PEC da Blindagem: “A lei deve valer para todos”

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ministro revelou que o tema ainda será debatido internamente no Partido dos Trabalhadores.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, criticou a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem pela Câmara dos Deputados. Para ele, a expectativa é de que o texto seja alterado ou até mesmo barrado no Senado Federal. A proposta, que amplia privilégios políticos a deputados e senadores, podendo se estender a estados e municípios, contou com o apoio integral da bancada federal do Piauí, incluindo os quatro deputados do PT.

Wellington Dias critica aprovação da PEC da Blindagem: “A lei deve valer para todos”

Wellington Dias afirmou que o tema ainda será debatido internamente no partido, mas reforçou que não considera razoável a criação de tratamentos diferenciados na legislação.

“Claro que o Partido dos Trabalhadores vai ter uma discussão interna […]. O fato concreto é que a democracia, ela permite a um país como o Brasil ter uma Constituição e as leis. E a Constituição, que é a maior das leis, ela já garante que todos os brasileiros, todos que vivem no Brasil, são iguais perante a lei, iguais no sentido dos direitos, iguais no sentido das obrigações. E assim não é razoável que se aprove uma lei dizendo que a lei para todos os brasileiros é uma e a lei para outros é outra. Não é razoável”, argumentou.

O ministro destacou ainda que eventuais ajustes no ordenamento jurídico devem preservar os princípios constitucionais. Ele ressaltou ainda que a legislação brasileira garante que a lei deve ser seguida por todos, com seus direitos e obrigações.

“Eu sigo defendendo a democracia, defendendo a Constituição. A Constituição e a lei tem que ser o manual de vida para todos os brasileiros. Se tem alguma coisa que a gente precisa melhorar, mas melhorar mantendo os princípios. E esse é um princípio. Um princípio de que a lei vale para qualquer um. Se a pessoa cometeu crime, a regra de punição em relação ao crime é a mesma para qualquer brasileiro”, reforçou.

Wellington Dias também citou a posição recente do senador Otto Alencar (PSD-BA), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, que sinalizou resistência à aprovação da proposta. Segundo o ministro, essa manifestação aumenta a confiança de que o texto será revisto ao chegar na Casa Legislativa.

“Vamos esperar [a matéria chegar ao Senado], mas eu sempre olho para o Senado como uma casa que tem evitado, em muitos momentos, situações que, lamentavelmente, em alguns casos, passaram na Câmara. É a Casa da Federação, é uma casa que tem pessoas com bastante experiência e compromisso com o Brasil. Eu estou dizendo que espero que o Senado da República, de um lado, olhe já a partir da Comissão de Constituição e Justiça”, concluiu.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Águas do Piauí intensifica limpeza preventiva do esgotamento sanitário em Altos, União, José de Freitas e Água Branca

Segundo a concessionária, o descarte incorreto de resíduos segue como principal causa dos extravasamentos na rede coletora de esgoto A...

Pressão política leva Governo a reconsiderar implantação de pedágios na PI-247, no Sul do Piauí

O Governo do Piauí pode rever a instalação de três praças de pedágio ao longo de um trecho de...

Whindersson Nunes compartilha descobertas sobre sexualidade após sessões de terapia

Durante recuperação psiquiátrica, humorista contou que cuidados recebidos despertaram dúvidas inéditas e o fizeram revisitar a relação dos homens...

Fernando Haddad diz que aporte aos Correios deve ser menor que R$ 6 bilhões

Segundo ministro, empréstimo pode sair ainda em 2025 O aporte do Tesouro Nacional aos Correios deve ficar abaixo dos R$...
spot_img

Lula propõe reunião dos Poderes para tratar de feminicídio

Presidente defende mutirão contra a violência de gênero O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta segunda-feira (8) que...

Em 2026, Minha Casa, Minha Vida deverá contratar 3 milhões de moradias; saiba os detalhes

Faixas de renda serão atualizadas no início do próximo ano Até o fim de 2026, o governo pretende financiar 3...
spot_img

Posts Recomendados