Equipamentos irregulares lesavam consumidores na pesagem de produtos, segundo o órgão estadual.
Fiscais do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) apreenderam, nesta segunda-feira (10), 16 balanças falsificadas durante uma ação de rotina em comércios e frutarias na cidade de Piripiri, Norte do estado. Os equipamentos estavam em situação irregular e prejudicavam consumidores no momento da pesagem dos produtos.

De acordo com o diretor-geral do Imepi, Júnior Macedo, as balanças não tinham aprovação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o que as torna ilegais para uso comercial.
“Na hora em que o consumidor ia comprar um produto no peso, o valor exibido era sempre superior ao que realmente deveria constar. Por isso, após os testes necessários, nossos fiscais apreenderam o material e autuaram os comerciantes envolvidos”, explicou o diretor.
Uma balança é considerada falsificada quando apresenta informações em língua estrangeira ou não possui o selo de verificação do Inmetro. Durante as vistorias, os fiscais realizam testes de pesagem para garantir que os equipamentos estejam dentro dos padrões exigidos por lei.
Co informações do Conecta Piauí







