Alckmin e ministros visitam Manaus e apresentam plano contra a seca na região

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Existe possibilidade de Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada serem antecipados nos municípios que decretaram emergência, segundo o vice-presidente

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) vai a Manaus com uma comitiva de ministros nesta quarta-feira (4) para visitar as áreas atingidas pela seca que castiga a região Norte do país. A expectativa é que ele esteja na capital amazonense às 8h15 (horário local).

No roteiro de viagem programado, Alckmin e a comitiva do governo federal serão recebidos no aeroporto de Ponta Pelada pelo governador Wilson Lima (União), representantes da Defesa Civil estadual e secretários.

Divulgação

Conforme informou o governo, os ministros que acompanharão o vice-presidente em Manaus são: Marina Silva, do Meio Ambiente; Waldez Góes, da Integração e do Desenvolvimento Regional; Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos; Alexandre Silveira, de Minas e Energia; José Múcio Monteiro, da Defesa; e Sônia Guajajara, dos Povos Indígenas.

Ao desembarcar, o primeiro compromisso será uma visita ao porto de Manaus, onde há uma régua de medição do nível do Rio Negro. A intenção é avaliar a dimensão da vazante.

Depois, a comitiva fará um sobrevoo de helicóptero em áreas afetadas pela seca na região metropolitana da capital. Alckmin e os ministros devem parar em uma das comunidades.

Em seguida, os representantes da força-tarefa se deslocam para a sede do governo para encontro com lideranças políticas, associações e lideranças comunitárias.

A comitiva deve conceder uma entrevista coletiva às 12h na capital do Amazonas para apresentar o resultado da visita.

Lula pediu pessoalmente para que houvesse a viagem

Após reunião no Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, Alckmin pontuou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu que fosse criada uma comitiva para visitar a capital do Amazonas.

“Lula, pessoalmente, pediu que fossemos com os ministros a Manaus. Vamos ver problemas de seca, especialmente a questão fluvial, visitaremos as comunidades e depois faremos uma reunião de trabalho com as lideranças da região”, destacou.

Ainda segundo o vice-presidente, a disponibilidade de água, alimentos e combustíveis é uma questão emergencial. “Estamos indo lá para ouvir e dialogar. Existe a possibilidade de o Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada serem antecipados nos municípios que decretaram emergência”, ressaltou.

Impactos da seca e situação de emergência

A seca na região Norte deixou animais mortos e embarcações encalhadas. Há risco de desabastecimento em cidades que dependem do transporte fluvial para o envio de combustível, alimentos e medicamentos.

O governo do Amazonas decretou situação de emergência em 55 dos 62 municípios do estado. O ministro Waldez Goés destacou que mais três municípios devem entrar em situação de emergência nos próximos dias.

Calcula-se que cerca de 500 mil pessoas possam ser afetadas por efeitos da seca extrema. Outro estado bastante impactado é o de Rondônia.

Para Silvio Costa Filho, a expectativa é trabalhar de forma conjunta com o Congresso e autoridades locais. “A expectativa é que possamos ampliar o diálogo com Congresso, governadores e que possamos pensar de maneira integrada sob a liderança do presidente Lula”, afirmou.

O ministro observou ainda que a dragagem em um trecho de oito quilômetros entre Tabatinga e Benjamin Constant, no rio Solimões, que foi anunciada na semana passada, começa na quarta-feira. A ação deve ficar pronta em 30 dias.

Já a segunda dragagem, no Rio Madeira, de 12 quilômetros, precisará de mais 45 dias para ser concluída. O custo das obras é estimado em R$ 138 milhões.

Gabriel Garcia e Gabriela Prado, da CNN

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Campanha alerta para riscos do glaucoma e importância da prevenção e tratamento

A ideia da campanha nos cinemas é mostrar o que pode se perder ao deixar a doença avançar Entre os...

O que é o sal-gema e por que sua extração gerou problemas em Maceió?

Produto é usado na produção de soda cáustica e bicarbonato de sódio. Parte dos moradores de Maceió vivem dias de...

Pedra fundamental do maior projeto de hidrogênio verde do mundo será lançada no dia 15 em Parnaíba

O investimento programado de R$ 100 bilhões ao longo de 10 anos será o maior da história do estado. O...

Themístocles Filho diz: quem manda na eleição é o eleitor e tudo tem sua hora

Themístocles pede calma e pontua dizendo que o processo político não precisa ter sangria. O vice-governador do Piauí, Themístocles Filho,...
spot_img

Piauí registra foco de peste suína clássica em Cocal de Telha

O foco de peste suína clássica foi constatado em uma criação de suínos de subsistência, que contava inicialmente com...

Cajuína piauiense aparece em lista americana como uma das piores bebidas do Brasil

Após polemizar com a escolha do cuscuz paulista como pior comida do Brasil, o guia gastronômico TasteAtlas não perdoou...
spot_img

Posts Recomendados