Alepi discute ampliação do teste do pezinho para diagnóstico de até 60 doenças no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A intenção da audiência é que o Piauí também adote a medida, assegurando diagnósticos mais completos para os recém-nascidos.

Nesta segunda-feira (15), a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou uma audiência pública para discutir a ampliação do teste do pezinho. Atualmente, o exame é capaz de identificar apenas seis doenças, mas o projeto em debate propõe ampliar esse número para 60.

Estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais e o Distrito Federal já contam com leis que garantem a versão ampliada do exame. A intenção da audiência é que o Piauí também adote a medida, assegurando diagnósticos mais completos para os recém-nascidos.

O deputado Thiago Vasconcelos ressalta que o teste do pezinho é uma das formas mais eficazes de detectar e identificar doenças raras, motivo pelo qual considera fundamental a sua ampliação.

“Nós temos o teste do pezinho como a maneira mais eficaz de detectar e identificar doenças raras. Prevemos que haja uma lei federal que prever essa alteração em cinco etapas”, afirmou o deputado

Thiago Vasconcelos (Foto: TV Clube)

A diretora do hospital infantil Lorena Mesquita ressalta a relevância da ampliação dos testes realizados em recém-nascidos, enfatizando que essa medida permite a identificação precoce de doenças graves e potencialmente incapacitantes.

Diretora do hospital infantil Lorena Mesquita (Foto: TV Clube)

A importância da ampliação e que novas doenças, doenças graves e que causam sequelas em crianças, possam ser detectadas assim que a criança nasce e muitas vezes antes que essa criança venha a ter algum sintoma “, disse Lorena”, ressalta Lorena.

Ela diz que o objetivo é justamente expandir essa cobertura, permitindo que mais doenças sejam detectadas logo nos primeiros dias de vida do bebê.

“O teste do pezinho tem várias etapas de evolução e cada etapa vai ampliando a quantidade de doenças que são detectadas. O que a gente quer é que essas doenças sejam ampliadas no teste e podem ser evitadas precocemente”, explica Lorena Mesquita.

Participação de pais e mães

Pais e mães participaram da audiência pública e defenderam a ampliação do teste do pezinho, além da oferta gratuita pelo sistema público. Muitos relataram que, após o parto, precisam recorrer à rede privada para realizar o exame, já que o SUS ainda limita a detecção a apenas seis doenças.

Cassandra é mãe de uma criança diagnosticada com a síndrome de Vulto-van, que causa deficiência intelectual, dificuldades na fala, atraso no desenvolvimento motor e traços do espectro autista.

“Meu filho tem uma doença rara, que infelizmente a gente só detectou no exame genético. Inclusive ele fez o teste do pezinho ampliado, que detectou outra alteração genética e já ajudou no diagnóstico dessa segunda alteração. Foi a partir daí que a gente começou o tratamento precoce”, relata Cassandra.

Cassandra (Foto: TV Clube)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Boate na zona Leste de Teresina é interditada por suspeita de tráfico de drogas

Uma boate localizada na Avenida dos Expedicionários, no bairro São João, zona Leste de Teresina, foi interditada nesta quarta-feira...

Mulher e criança são resgatadas após incêndio destruir apartamento em Teresina

Uma mulher e uma criança de aproximadamente quatro anos foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros nesta quinta-feira (29), após...

Rafael confirma Júlio César como nome do PSD ao Senado e descarta mudanças na majoritária

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O governador do Piauí, Rafael Fonteles, reafirmou nesta quinta-feira (29) o apoio ao...

Golpe da falsa carta de crédito faz 100 vítimas no PI; empresa é interditada

A Polícia Civil do Piauí interditou na manhã desta quinta-feira (29), uma empresa suspeita de aplicar golpes por meio...
spot_img

Final do Torneio de Futsal de Guadalupe é adiada para sexta-feira, 30, após nota da organização

Por Gleison Fernandes. A final do 30º Torneio de Futsal de Férias – Edição Janeiro/2026, que estava prevista para ocorrer...

Vereadora e servidora da Alepi são afastadas pela PF por suspeita de envolvimento com facção

A Operação Escudo Eleitoral III foi deflagrada nesta quinta (29) em Piracuruca (PI) e Águas Lindas (GO). A Polícia Federal...
spot_img

Posts Recomendados