Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Alexandre de Moraes revela que Piauí pode ter transporte gratuito para eleitores em 2024

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O presidente do TSE revelou ainda que buscará junto a empresas de tecnologia combater a desinformação e as “fake news”

Para combater os problemas enfrentados na última eleição presidencial o TSE analisa a possibilidade de o Piauí ter transporte gratuito para eleitores em 2024. A informação foi confirmada pelo presidente do TSE, o Ministro Alexandre de Moraes, que se reuniu com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, Desembargador Erivan Lopes. Além do presidente piauiense, Moraes se reuniu com mais 26 presidentes dos tribunais regionais eleitorais de todo o país para tratar de temas relacionados às próximas eleições municipais, em 2024.

O trabalho conjunto com as polícias militares dos estados para garantir a segurança nas seções eleitorais foram um dos pontos destacados durante o encontro, além da necessidade de transporte gratuito de eleitores por parte da Justiça Eleitoral, para evitar o que ocorreu nas Eleições 2022, quando muitas pessoas tiveram dificuldade para chegar aos locais de votação. De acordo com o Presidente do TSE, esse será um ponto tratado com mais calma e antecedência para o próximo pleito.

Novas Urnas Eletrônicas

A atualização do parque de urnas eletrônicas também entrou em pauta. Sobre isso, as/os participantes foram informados que estão sendo produzidas 220 mil novas máquinas para as Eleições 2024, totalizando quase 470 mil novos equipamentos a serem utilizados quando somados aos fabricados a partir de 2022.

Outros pontos destacados na reunião foram a possibilidade da obrigatoriedade da biometria no pleito do próximo ano e necessidade de ações para cadastramento completo do eleitorado; atos normativos do pleito; e devolução de servidores requisitados para aumentar o pessoal nos TREs.

Combate à desinformação
O combate à desinformação foi outro tema em destaque. Entre as propostas dos TREs apresentadas nesta terça, está a necessidade de haver maior divulgação do aplicativo Pardal, que recebe denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da campanha eleitoral.

A presidência do TSE enfatizou que é preciso reforçar sempre que a votação é secreta e segura e a atual administração da Justiça Eleitoral defendeu a regulação das Redes Sociais.

Tratativas com Plataformas das Redes Sociais

O Presidente do TSE destacou que rodadas de conversas que tem sido realizada entre o TSE e as “big techs”, com o objetivo de buscar construir uma legislação “antidesinformação” mais efetiva.

Segundo Moraes: “Não se trata de censura, de tolher a liberdade de expressão. Tudo parte de uma comparação com o mundo real”, disse enfatizando que aquilo que não é permitido no mundo real não deva ser permitido no mundo virtual. “Criou-se uma ideia errônea de que a liberdade para agressões e uma infinidade de discursos de ódio e antidemocráticos são práticas permitidas no ambiente virtual”, afirmou.

Com informações TSE

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Prefeito de Teresina sanciona lei que impõe multa de R$ 10 mil para pichadores

O texto de autoria do vereador Petrus Evelyn altera a lei de 2017, que previa multa de R$ 500,00. O...

Central de Marcação de consultas e exames da Sesapi passa a funcionar 24 horas

Com o novo horário, os usuários poderão validar seus encaminhamentos do Gestor Saúde para o sistema Regula Piauí, sem...

Delegados escolhidos na Conferência LGBTQIA+ de Guadalupe representarão o município na etapa estadual em Teresina nos dias 26 e 27 de junho

Por Gleison Fernandes. Após um momento de escuta e construção coletiva em Guadalupe, os representantes da cidade já estão definidos...

MDB vai trabalhar para manter vaga do vice-governador Themístocles, diz Ana Paula

Segundo a parlamentar, o partido ainda não se reuniu para discutir quais vagas pretende pleitear na chapa governista, mas...
spot_img

Ministério da Saúde realiza Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado (10)

Ação visa ampliar a proteção da população em período de aumento de casos de doenças respiratórias. Meta é vacinar...

BC limita valores entre registradoras de recebíveis de cartões

Medida visa coibir abusos e estimular a competição As tarifas entre entidades que registram recebíveis de cartões terão um limite...
spot_img

Posts Recomendados