Ativar para ir para o player da Audima

Após arquivamento, nova proposta quer regulamentar profissão de flanelinha em Teresina

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Proposta é criar cadastro de flanelinhas na Prefeitura e proibir que eles intimidem donos de veículos que não quiserem pagá-los.

Um dia após o arquivamento do projeto de lei que queria proibir atuação de flanelinhas em Teresina, uma nova proposta foi protocolada, desta vez para regulamentar a profissão de flanelinha na capital. O texto foi protocolado ontem (29) pelo vereador Dudu (PT) e propõe a criação de um cadastro de flanelinhas junto à Prefeitura.

Na proposta, os flanelinhas são referidos como “guardadores autônomos de veículos automotores” que exercem atividades de orientação, vigilância, guarda e, eventualmente, limpeza de veículos estacionados em vias e espaços públicos. De acordo com o texto, o exercício da atividade dependerá de prévio cadastro na Prefeitura, que vai expedir autorização individualizada.

Esta autorização deverá conter o nome completo e o número de documento oficial com foto do flanelinha, endereço residencial em Teresina, área autorizada de atuação (bairro ou logradouro específico), número de registro municipal de prestador autônomo, fotografia e identificação visível no crachá funcional.

Para obter autorização para atuar, o flanelinha deve ter idade mínima de 18 anos, apresentar comprovante de residência em Teresina, prova de estar em dia com as obrigações eleitorais e prova de quitação com o serviço militar, quando a ele obrigado. Ainda segundo a proposta, o guardador autorizado deverá portar crachá de identificação expedido pelo Município contendo foto, nome completo, número de registro e área de atuação durante o exercício da atividade.

O projeto proíbe a cobrança de valores sem o consentimento expresso do proprietário do veículo, sendo também proibida qualquer forma de coação, intimidação ou ameaça. O flanelinha que descumprir a lei estará sujeito à advertência escrita, suspensão de autorização por até 60 dias e cassação definitiva da autorização em caso de reincidência ou infração grave.

A proposta ainda será analisada pelas comissões da Câmara antes de ser apreciada em Plenário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Seguro-Defeso passa a exigir registro biométrico e relatórios mensais a partir de outubro

A gestão do benefício passará a contar também com a validação do Ministério do Trabalho e Emprego. O Ministério da...

Piscicultura gera emprego e renda para famílias em Uruçuí

No município de Uruçuí, no território Tabuleiro do Alto Parnaíba, o piscicultor Jurandir Pereira tem transformado a produção de...

Casamento de Georgiano Neto e Lívia Alencar reúne familiares e amigos em Teresina

Por Gleison Fernandes. O deputado estadual Georgiano Neto celebrou, nesta sexta-feira (5), em Teresina, a união civil com Lívia Alencar....

Ricardo Salles, ex-ministro de Bolsonaro, vira réu no STF por contrabando de madeira

As suspeitas dizem respeito ao período em que Salles comandava o Ministério do Meio Ambiente no governo do ex-presidente...
spot_img

Piauí mantém superávit de US$ 91,4 milhões nas exportações mesmo com tarifa de 50% sobre o mel

Apesar da taxação imposta pelos Estados Unidos, o estado exportou US$ 2,7 milhões de mel em agosto; soja lidera. Mesmo...

Teresina implementa Piauí Saúde Digital com serviços de telemedicina

O programa Piauí Saúde Digital oferece atendimento 24 horas com clínicos gerais, todos os dias da semana, por meio...
spot_img

Posts Recomendados