Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Draco deflagra Operação Faixa Rosa e mira núcleo feminino de facção criminosa no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Polícia Civil do Piauí analisa que a participação ativa de mulheres em facções criminosas é um fenômeno crescente e revela “faceta contemporânea da criminalidade organizada”.

Quinze mulheres apontadas como integrantes de organizações criminosas são alvo de uma operação do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), na manhã desta quarta-feira (30). Mandados judiciais são cumpridos nas Zonas Sul e Sudeste de Teresina e nos municípios de Demerval Lobão e Nazária, no Norte do Piauí, além de Timon, no Maranhão.

Foto: Divulgação

A Operação Faixa Rosa visa cumprir, ao todo, 34 mandados judiciais, sendo 15 de prisão temporária e 19 de busca e apreensão domiciliar.

Segundo o Draco, as mulheres investigadas são responsáveis por tarefas diversas nos grupos criminosos, como: organização logística de atividades, sobretudo no tráfico de drogas e no suporte a ações violentas, recrutamento, aplicação de disciplina interna, arrecadação de recursos ilícitos e disseminação de ordens hierárquicas.

Ainda conforme o Draco, a atuação das investigadas pode ser comprovada a partir de perícias em aparelhos celulares que indicam o uso de linguagem codificada e de símbolos da organizações criminosas em redes sociais. Um estatuto interno com normas e sanções disciplinares também teria sido identificado.

“As medidas são fruto de desdobramentos investigativos oriundos de uma operação deflagrada em março deste ano e que culminou na apreensão de um aparelho celular vinculado à tia de um dos líderes da organização e integrante ativa do núcleo feminino”, explicou o Draco.

“A análise pericial do dispositivo revelou elementos contundentes que evidenciam uma estrutura hierarquizada dentro da organização, incluindo um grupo de WhatsApp intitulado “A luta não para”, no qual foram identificadas mensagens, cadastros, estatutos e ordens internas relacionadas à atuação das investigadas”, completou.

Entre as investigadas, está a blogueira Ana Azevedo, presa no bairro Santo Antônio nesta sexta-feira (30). Ela chegou a ser expulsa da capital por integrantes de uma facção criminosa, mas retornou.

Participação ativa de mulheres

A Polícia Civil do Piauí analisa que a participação ativa de mulheres em facções criminosas é um fenômeno crescente e revela uma “faceta contemporânea da criminalidade organizada”.

A ação desta sexta-feira (30) contou com apoio operacional da Força Estadual Integrada de Segurança Pública, da Polícia Militar do Piauí, da Guarda Civil Municipal de Teresina e das inteligências da Polícia Civil e da Secretaria de Segurança Pública do Piauí.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Vereador e ex-comandante da GCM de Parnaíba são assassinados em Teresina

As vítimas foram identificadas como Thiciano Ribeiro, vereador de Parnaíba, e Penélope de Brito, ex-chefe da guarda civil de...

Instagram vai limitar quem pode fazer transmissões ao vivo

O objetivo do Instagram com esta decisão prende-se com a baixa qualidade das transmissões ao vivo que eram feitas...

PF cumpre mandados contra grupo que causou prejuízo de R$ 6 milhões ao INSS em Teresina

A investigação teve origem na análise de provas obtidas na Operação Bússola, que identificou seis novos envolvidos no esquema...

Pais de Anthony, de 3 anos, fazem campanha solidária em Guadalupe para arrecadar R$ 100 mil para tratamento

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A cidade de Guadalupe se mobiliza em torno de uma causa solidária: ajudar...
spot_img

Piauí terá cadastro público de agressores condenados por violência contra a mulher

Lista ficará disponível na internet com informações pessoais e processuais dos condenados, acessível a toda a população. Foi aprovado nesta...

Padre é indiciado por estupro e afastado das funções religiosas em Brejo do Piauí

A polícia chegou a pedir a prisão do sacerdote, mas a Justiça negou. O padre José Washington Barros Mesquita, da...
spot_img

Posts Recomendados