Arte Santeira do Piauí pode ser registrada como Patrimônio Cultural do Brasil

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A sociedade pode se manifestar sobre o assunto até o dia 05 de novembro de 2022.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) iniciou os trâmites do processo da proposta de registro da Arte Santeira em Madeira no Piauí como Patrimônio Cultural do Brasil. A sociedade pode se manifestar sobre o assunto até o dia 05 de novembro de 2022.

As manifestações devem ser encaminhadas para o e-mail [email protected] ou enviando correspondência para o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural – Presidente, no endereço SEPS 702/902 Sul, Bloco B, Centro Empresarial Brasília, 50, Torre Iphan Asa Sul – Brasília – Distrito Federal – CEP: 70.390-135.

ARTE PIAUIENSE

A Arte Santeira é uma manifestação plástica que utiliza a madeira como matéria-prima, com atributos artísticos e culturais presentes na talha de esculturas, oratórios, painéis e peças de mobiliário. É um fenômeno sociocultural que ocorre no estado do Piauí desde a década de 1970.

Essa arte ganhou destaque por intermédio de iniciativas eclesiásticas, governamentais e do mercado de arte, que passou a nutrir um interesse por artefatos de origem popular, incentivando os santeiros de Teresina, de Parnaíba, de Campo Maior, de Pedro II e de José de Freitas, principais locais de produção.

Em Teresina (PI), por exemplo, a Igreja Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Vermelha, apresenta rica decoração feita por santeiros.

Nos anjos, nos santos e nos “caboclos” talhados pelos santeiros piauienses são reconhecíveis algumas semelhanças morfológicas, como a estrutura maciça e vertical das esculturas. Outro aspecto comumente encontrado nas peças é a estilização das formas e o predominante acabamento monocromático delas.

Não há, no entanto, uma padronização da produção e cada santeiro define um estilo próprio. O entalhe de personagens sagradas e profanas carrega referências visuais ligados ao agreste piauiense, encontrando nas carnaúbas, bacuraus, mandacarus e outros elementos da fauna e flora algumas inspirações.

A Arte Santeira em Madeira no Piauí possui significados de memória e história para a população piauiense, contribuindo também para a expressiva diversidade cultural brasileira. Os santeiros piauienses reivindicam sua singularidade artística, a marca individual embutida em cada uma das peças, que não se repetem.

A instrução técnica do processo que propõe o registro da manifestação como Patrimônio Cultural do Brasil contém elementos que motivaram a emissão de parecer favorável à inscrição do bem no Livro de Registro das Formas de Expressão.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Júlio César e Neidinha Lima participam de audiência pública sobre a II Etapa do Projeto de Irrigação Platôs de Guadalupe

O evento foi organizado pelo MIDR, com parceria do DNOCS e o apoio do Governo do Estado do Piauí,...

Georgiano Neto diz que PSD está fazendo o dever de casa por vaga majoritária em 2026

Ele se referiu aos planos do partido que almeja fazer parte do time majoritário de Rafael Fonteles. O deputado estadual...

Guadalupe mantém tradição e realiza Dia do Vaqueiro com cavalgada, missa e homenagens

O evento é um destaque no calendário cultural do município, reforçando a fé e a devoção da comunidade local....

Adriana Sá destaca participação na Caravana Federativa em Teresina e presença do presidente Lula

Por Gleison Fernandes. A advogada Adriana Sá, pré-candidata do PT à prefeitura de Landri Sales, participou ativamente da Caravana Federativa...
spot_img

Quina de São João de R$ 200 milhões será sorteada neste sábado; veja como jogar

Os números serão revelados a partir das 20h. Prêmio é o maior da história do concurso especial e não...

Professores de pelo menos 25 universidades decidiram pelo fim da greve

Interrupção da paralisação não significa o retorno imediato às aulas Professores de pelo menos 25 universidades federais já decidiram pelo...
spot_img

Posts Recomendados