Associação dos Produtores de Soja do Piauí realiza Workshop em Uruçuí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Segundo a Aprosoja, o encontro de produtores superou expectativas.

O tema foi “Tendências do Agro”.

Durante todo o dia produtores ouviram e debateram vários temas relacionados ao agronegócio. Houve participação intensa em todas as 7 palestras e seis mesas redondas realizadas.

O evento começou às 7 horas e terminou pouco mais das 20 horas quando foi realizada homenagem aos desembargadores Sebastião Ribeiro Martins e Hilo de Almeida Sousa.

Eles foram agraciados com a comenda Ministro César Cals, pelo trabalho desenvolvido para a regularização fundiária no Cerrado do Piauí.

Associativismo Empresarial, mecanismos de controle social, marcos fundiários, tendências do mercado da soja e do milho e o dólar, tributação no agronegócio, deliberação e processo legislativo, direito do trabalho, recuperação, transferência de crédito, seguro agrícola e conectividade no campo foram os temas abordados no evento. O workshop contou com a parceria da Agrosul e Estogran e participação de várias autoridades do Piauí, como os deputados membros da Frente Parlamentar da Agropecuária do Piauí; Henrique Pires, presidente, Zé Santana, Gustavo Neiva e do presidente da Assembleia, Themístocles Filho. O evento aconteceu na última quinta-feira (6).

Para o presidente da Aprosoja Piauí, Alzir Neto, o evento superou todas as expectativas de público. “O evento foi um sucesso e procuramos trazer discussões importantes para os produtores questões importantes, questões de mercado, de seguro, trazer as novas tecnologias para o produtor, questão fundiária e questões políticas também, para neste ambiente de produtores, empresários e gestores a gente tentar avançar. Foi apenas o primeiro, pretendemos realizar mais eventos como este”, afirma Alzir Neto.

A produtora Rosangela Werner, da Cooperativa Nova Santa Rosa, que fica a cerca de 140km de Uruçuí, foi uma das participantes do evento e elogiou a iniciativa da Associação. “É uma oportunidade muito importante de adquirirmos conhecimento e espero que novos eventos assim aconteçam e que a participação do produtor e das mulheres cresça cada vez mais”, ressaltou.

Mercado, Regularização Fundiária e novas perspectivas.

Os reflexos do novo coronavírus e do acordo econômico entre EUA e China foram abordados pelo consultor Danilo Moura da INT FCStone. Para o economista os reflexos, tanto do acordo EUA e China não serão imediatos em 2020 a exportação brasileira. “Em relação as exportações se soja o risco é mínimo na minha opinião dado que a gente tem uma comercialização já bem avançada no Estado, no entanto a gente sabe que o coronavírus pode reduzir demanda. A preocupação maior é em 2021, especialmente considerando o acordo entre China e Estados Unidos”, explica Danilo.

A participação dos produtores no processo decisivo de novas políticas foi abordada pelo ex-presidente da Aprosoja Brasil e atual vice-presidente do IPA (Instituto Pensar Agro), Marcos da Rosa. Em sua palestra, Marcos abordou a necessidade de fortalecimento do associativismo e da participação efetiva do setor produtivo na tomada de decisões sobre as políticas de desenvolvimento do setor através da organização dos produtores.

Outro tema que foi bastante debatido com a participação do diretor geral do Interpi (Instituto de Terras do Piauí), Chico Lucas, e dos próprios produtores, foi a questão da regularização fundiária no Piauí que passou recentemente por mudanças que foram consideradas evolutivas, embora não tenham resolvido todas as questões. Para o conselheiro consultivo da Aprosoja Piauí, Moyses Barjud, a nova lei foi a melhor possível alcançada desde o início do processo de debate entre Governo e produtores. Ele destacou que efetivamente hoje há a segurança na Constituição do Piauí de que produtores poderão se proteger diante de futuras contestações que possam surgir. Segundo Chico Lucas a sua participação no evento foi positiva no sentido de esclarecer aos produtores como eles podem acionar o Governo para que tenham o documento que garanta a eles o domínio pleno. “E possam produzir sem a insegurança que reinou durante muito tempo no Cerrado. A lei vem privilegiar aquele que produz e ela traz estes marcos temporais, tem que ser de antes de 2014, com base nisto vamos afastar aqueles que eram apenas aventureiros e fixar aqueles que realmente produzem”, explica.

Confira as imagens

Ascom para o Portal Cidade Luz

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Servidores da Prefeitura de Guadalupe participam do Curso sobre Licitações e Contratos promovidos pela APPM

A prefeita Neidinha Lima investe na atualização e formação de seus colaboradores, principalmente no que se refere às novas...

Qual o ovo mais saudável? Caipira, branco, orgânico ou de galinhas livres

Alimento garante saciedade, ajuda na formação dos músculos, protege os olhos e ainda favorece o funcionamento cerebral Rico em proteínas...

Piauí recebe primeiras doses da vacina contra a dengue; veja cidades

21 mil doses para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos serão divididas entre 31 cidades do Território...

Com cerca de 98% da capacidade do Lago de Boa Esperança já ocupada, a Chesf aumenta novamente a vazão em Guadalupe

Atualmente, o Reservatório de Boa Esperança encontra-se com 97,69% de seu volume útil. Com as recentes chuvas na Bacia do...
spot_img

Reajuste do transporte intermunicipal deve ser suspenso no Piauí

Medida foi uma das resoluções aprovadas durante a audiência pública na Alepi. A segunda parcela do reajuste na tarifa do...

Rafael Fonteles sanciona Lei de incentivo à doação e transplante de órgãos no Piauí

A medida do Executivo Estadual promove a discussão, o esclarecimento científico e a desmistificação do tema no estado. Foi sansionada...
spot_img

Posts Recomendados