Autoridades da área social do Mercosul conhecem a dinâmica de funcionamento do Programa de Aquisição de Alimentos

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Visita técnica a assentamento e escola pública do Distrito Federal encerrou semana de atividades e serviu para o intercâmbio de experiências entre os países latino americanos

As semelhanças entre os membros do Mercosul no desafio de combater a fome, aproximaram autoridades de desenvolvimento social de Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Paraguai, Peru e Uruguai. No encerramento dos três dias de atividades entre os representantes dos países, foi realizada uma visita de campo, em São Sebastião (DF), nesta quinta-feira (9.11).

A Associação de Agricultores(as) Familiares da Eco do Assentamento 15 de Agosto (Afeca), recebeu a comitiva latino americana para mostrar sua produção e falar da participação em programas do Governo Federal. “É um momento que a gente pode mostrar nosso trabalho, a importância de tudo isso que a gente faz aqui dentro”, comemorou Michelly Ornelas, presidente da Afeca.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) que garante a compra da produção de agricultores familiares para distribuir a equipamentos de segurança alimentar, rede de assistência social, escolas, dentre outras instituições é considerado fundamental pela assentada.

“Todas as compras governamentais são muito importantes, porque elas garantem a compra do alimento do produtor. Nós podemos produzir, porque nós temos a garantia, temos a certeza que nós vamos escoar toda a nossa produção. Acho que é o melhor sistema que existe”, avaliou Michelly Ornelas.

Para o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, o desafio, agora que o PAA foi retomado e atualizado, é garantir uma integração ainda mais entre os produtores e consumidores para combater a fome, reduzir a desnutrição e ofertar uma alimentação saudáve. A visita ao assentamento, na visão do titular do MDS, é um exemplo que pode ser replicado.

“A Afeca recebe assistência técnica dos governos federal e distrital, integrados. A produção é comprada via PAA e vai para quem precisa de complemento alimentar. Ela é comprada pela área da educação e se transforma em alimentação escolar. Com isso, a gente também melhora a renda dos agricultores porque não tem atravessador, a compra é direta”, detalhou Wellington Dias.

“Isso é parte de um Brasil que quer apresentar para os países que aqui vierem essa experiência. Com certeza, o Brasil se coloca à disposição para conhecer as experiências de outros países e, também, transmitir conhecimento”, completou o ministro brasileiro.

Miguel Tadeo Rojas, ministro do Desenvolvimento Social do Paraguai, destacou a integração entre os agentes públicos na dinâmica de funcionamento do PAA. “Para mim, é algo muito interessante, fundamentalmente porque estou encontrando uma integração de vários dirigentes de Estado para ajudar as pessoas a manterem a agricultura familiar, que se converte em produtos para a merenda escolar e outras instituições. A missão é reduzir a pobreza”.

Na outra ponta

Para ter a dimensão do impacto do PAA, a visita técnica passou pela outra ponta que liga essa cadeia de garantia de renda e segurança alimentar e nutricional. No Centro de Educação Infantil 03, também na região de São Sebastião, o grupo pôde conhecer a escola da rede pública beneficiada pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e que recebe a produção do Assentamento 15 de Agosto.

A diretora da escola, Vanda Aparecida de Aguiar, considerou a visita emocionante e gratificante. Para ela, é primordial ver como o alimento chega da horta, por meio do PNAE, e como ele é utilizado. “Com esse alimento saudável, os pais nos comunicam que as crianças passam a gostar mais, se alimentam mais. Para eles é excelente”.

“Estou muito feliz por ter visitado a escola em São Sebastião e o Assentamento 15 de Agosto. Foi muito interessante ver como se concatena ações em nível federal, estadual e municipal para assegurar a alimentação das crianças. Soubemos que nessa escola, quase 100% já é de alimentos da agricultura familiar”, avaliou Francisca Gallegos, subsecretária de serviço social do Ministério de Desenvolvimento Social e Família do Chile.

A representante chilena também avaliou a semana de atividades no Brasil. “Tem sido uma jornada muito valiosa em Brasília. Agradecemos muitíssimo ao ministro. Tem sido uma linda acolhida e, sobretudo, levamos muitas experiências para intercambiar em nosso país, tanto na agenda de cuidados, como também na luta contra a pobreza, que ganhou uma linha para fortalecer o sistema de proteção social e pôr no centro quem está em necessidade no nosso povo, as famílias e, particularmente, as mulheres da América Latina”, concluiu.

Assessoria de Comunicação – MDS

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Homens de 21 e 24 anos foram executados com tiros próximo ao Rodoanel de Teresina

O delegado Genival Vilela, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa – DHPP, informou que ainda não foi...

Ciro Gomes dá tapa em homem que lhe chamou de bandido; veja o vídeo

Episódio ocorreu em evento realizado pela Prefeitura de Fortaleza; Ciro ainda não se pronunciou sobre o assunto O ex-candidato à Presidência...

Crescimento de Antônio Reis em Floriano preocupa Karnak, que intensificará apoio a Marcus Vinícius

Por Gleison Fernandes O atual prefeito de Floriano, Antônio Reis (PP), que assumiu o cargo com a desistência de Joel...

Novenário em honra a Nossa Senhora de Guadalupe tem início com procissão e missa lotada de fiéis

A programação se estenderá até o dia 12 de dezembro, prometendo momentos de reflexão, devoção e confraternização para todos...
spot_img

Lula chega a Berlim para ‘reforçar parceria estratégica em diversos setores’ com Alemanha

Chegada em Berlim ocorre para reunião entre o governo alemão e brasileiro, que visa reforçar parceria e cooperação O presidente...

Palmeiras vence e coloca mão na taça do Campeonato Brasileiro

Flamengo e Atlético-MG permanecem vivos na luta pelo título O Palmeiras derrotou o Fluminense por 1 a 0, neste domingo...
spot_img

Posts Recomendados