Segundo o climatologista Werton Costa, a previsão é que o período seco tenha temperaturas acima da média.
Com a proximidade o fim da estação chuvosa, a preocupação dos piauienses se volta para o período seco, conhecido popularmente como B-R-O bró. Segundo o climatologista Werton Costa, é previsto que as temperaturas da estação seca este ano sejam ainda mais quentes.
“O período seco vai ser mais quente – e provavelmente mais seco – porque o período chuvoso também foi quente. Foi feito um levantamento da quadra chuvosa, de janeiro a abril, e observamos que, intercalado com as chuvas, tivemos períodos de muito sol. O mês de abril, por exemplo, foi muito quente. Março foi ameno porque choveu bastante, principalmente no Norte do Piauí, mas em todos os demais meses as temperaturas estavam acima da média”, afirmou Werton.
De acordo com o especialista, o fim da estação chuvosa e a transição para o período mais seco pode surpreender e serem registradas temperaturas abaixo dos 21ºC, como aconteceu no último fim de semana em algumas cidades da região Sul do Piauí.
“Nós estamos no final da estação chuvosa. Essa é uma fase de transição para o período seco propriamente dito e uma parte dela é chamada de pós-estação, onde ainda há chuva. A questão da temperatura baixa é totalmente normal, porque nós não estamos falando da temperatura diurna, de pico. A temperatura mais elevada continua existindo, mas nós estamos falando da temperatura mínima, que é a mais baixa registrada durante o dia e ocorre geralmente no final da madrugada ou no começo da manhã”, disse.
Werton informou ainda que as temperaturas baixas são registradas em decorrência da falta de umidade no ar e ausência de nuvens, o que dificulta que o calor seja mantido no solo.
“Como as chuvas já reduziram e essas temperaturas baixas são quase todas no Sul – Canto do Buriti, Paulistana, Corrente – não tem umidade. Durante a madrugada, há uma condição de ar seco sobre essas cidades e aquele calor que se recebe durante o dia volta rapidamente para o espaço. O segredo dessas temperaturas baixas é justamente a condição de ar mais seco e a ausência de nuvens no céu. Enquanto essa situação permanecer – e isso vai até meados de julho – nós vamos ter vários episódios de temperaturas baixas. Só começa a mudar em agosto, porque já não vai existir mais água no solo devido à umidade do período chuvoso já ter evaporado”, completou o climatologista.
Com informações do Clube News