Brasil será sede da VI Conferência Regional sobre Desenvolvimento Social da América Latina e Caribe

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Pleitos apresentados pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, durante a V Reunião, realizada em Santiago, no Chile, foram aprovados por unanimidade

Brasil foi escolhido para sediar e presidir a VI Conferência Regional sobre Desenvolvimento Social da América Latina e Caribe atividade da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal) em 2025. Os pleitos foram apresentados pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, durante a V Conferência, realizada em Santiago, no Chile de terça-feira (3.10) a esta quinta-feira (5.10).

Ministro Wellington Dias

“Na V Conferência da América Latina e Caribe, com a presença de ministros e ministras de 34 países da região, com a presença ainda do PNUD e da Organização Internacional do Trabalho, foi aprovada uma proposição que eu apresentei pelo governo brasileiro para que em 2025 possamos sediar essa Conferência. A exemplo do Chile, que assumiu a coordenação da Conferência e a presidência desse foro, vai acontecer o mesmo com o Brasil”, frisou Wellington Dias. 

As ofertas brasileiras foram bem recebidas pelo secretário executivo da Cepal, José Manuel Salazar-Xirinachs, e pelos demais ministros de desenvolvimento social presentes, sendo aprovadas por aclamação. A presidência do país na Cepal irá de 2025 a 2027. “O Brasil esteve afastado desses debates, e agora queremos voltar a contribuir”, analisou Wellington Dias. “A nossa proposta foi aceita pelos países, e a partir de hoje estaremos apoiando a atual presidência do Chile, fazendo parte da Mesa Diretora, com a construção de propostas para que o desenvolvimento social tenha uma institucionalidade forte em toda a região”, prosseguiu.

Durante a V Conferência, o titular do MDS reforçou a importância da cooperação internacional e da necessidade de um pacto entre os países da região para um trabalho conjunto de combate à fome e à desigualdade. “A Conferência Regional de Desenvolvimento Social da Cepal é um espaço de cooperação entre os ministérios de desenvolvimento social dos países da América Latina, visando promover cada vez mais a inclusão social”, pontuou Wellington Dias.  

Segundo projeções da Cepal, cerca de 32% da população da América Latina e Caribe (201 milhões de pessoas) estava em situação de pobreza e 13% em situação de extrema pobreza no final de 2022.

A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe é uma das cinco comissões regionais das Nações Unidas e tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico e social da região. A Cepal oferece análises econômicas e sociais, realiza pesquisas, fornece assistência técnica e promove a cooperação entre os países membros.

Assessoria de Comunicação – MDS

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Campanha alerta para riscos do glaucoma e importância da prevenção e tratamento

A ideia da campanha nos cinemas é mostrar o que pode se perder ao deixar a doença avançar Entre os...

O que é o sal-gema e por que sua extração gerou problemas em Maceió?

Produto é usado na produção de soda cáustica e bicarbonato de sódio. Parte dos moradores de Maceió vivem dias de...

Pedra fundamental do maior projeto de hidrogênio verde do mundo será lançada no dia 15 em Parnaíba

O investimento programado de R$ 100 bilhões ao longo de 10 anos será o maior da história do estado. O...

Themístocles Filho diz: quem manda na eleição é o eleitor e tudo tem sua hora

Themístocles pede calma e pontua dizendo que o processo político não precisa ter sangria. O vice-governador do Piauí, Themístocles Filho,...
spot_img

Piauí registra foco de peste suína clássica em Cocal de Telha

O foco de peste suína clássica foi constatado em uma criação de suínos de subsistência, que contava inicialmente com...

Cajuína piauiense aparece em lista americana como uma das piores bebidas do Brasil

Após polemizar com a escolha do cuscuz paulista como pior comida do Brasil, o guia gastronômico TasteAtlas não perdoou...
spot_img

Posts Recomendados