Brasileiro de 5 anos é o mais jovem a descobrir asteroides no mundo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Paixão por astronomia vem do berço.

O Miro Latansio Tsai participou do programa Caça-Asteroides da Nasa e descobriu 15 corpos celestes já confirmados pela Agência Espacial Americana.

Natural de São Paulo, esse menino-prodígio foi reconhecido por ser a pessoa mais jovem do mundo a descobrir um asteroide.

Miro Latansio Tsai (Foto: Vanessa Carvalho/Brazil Photo Press)

“Eu sempre gostei de ciência, astronomia e planetas: Marte, Júpiter, Saturno, Sol, Mercúrio”, diz o pequeno, que logo depois se corrige e afirma que, na realidade, o Sol é uma estrela! – 5 anos, gente!

Paixão por astronomia vem do berço

A mãe, a advogada Carla Latansio, contou que desde muito pequeno o filho mostrava interesse pela astronomia. Com apenas dois anos, ele já sabia o nome de todos os planetas do sistema solar.

“Na primeira visita que fizemos ao Museu Catavento, em São Paulo, na entrada tinham todos os planetas na parede e ele foi passando e apontando os dedinhos e falando os nomes de todos”, disse.

Programa Caça-asteroides

Foi quando, durante o isolamento da pandemia, os pais viram um anúncio para o projeto de Caça-asteroides da Nasa e inscreveram o pequeno astrônomo.

Com muita facilidade, Miro manuseou o programa utilizado pela Nasa, e durante a análise de imagens, ele identificou entre os meses de outubro e novembro de 2021, 15 asteroides.

O projeto de caça de asteroides é coordenado pela Nasa e conta com a participação de outras instituições ao redor do mundo – no Brasil, o MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) é o responsável pelo engajamento da comunidade local para a participação no projeto.

Com as descobertas, Miro foi convidado para 1a 8º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, onde recebeu um certificado de mérito do MCTI.

Ele também recebeu outro certificado da Iasc (Colaboração Internacional de Pesquisa Astronômica, na tradução do inglês) e da Nasa.

Clubinho do Miro

Para incentivar outras crianças na astronomia, os pais criaram o projeto Clubinho do Miro, onde são compartilhadas informações sobre o programa da Nasa e sobre astronomia para crianças.

“Eu abri o meu clube de astronomia porque os meus amigos gostaram tanto de ver minha medalha, então eu abri um clubinho para ensinar eles (sic)”, afirma o garoto.

Com informações de Pais & Filhos

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Guadalupe se destaca entre as cidades do Piauí por apresentar uma das menores taxas de analfabetismo

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Guadalupe, 18 de maio de 2024 – O Instituto Brasileiro de Geografia e...

Saúde de Floriano promove dia das mães do CAPS AD III

A ação faz parte das iniciativas da secretaria para promover o bem-estar e a integração social dos usuários dos...

Seminário sobre uso correto e seguro de agrotóxicos é realizado em Guadalupe

Evento é promovido pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), através da Agência de Defesa Agropecuária do...

Aborto legal e assistolia: como  resolução do CFM afeta vítimas de estupro

CFM emitiu norma proibindo médicos de realizarem a assistolia fetal em "casos de aborto previsto em lei oriundos de...
spot_img

Testes em urnas eletrônicas reiteram que sistema de votação é seguro

TSE encerrou nesta sexta-feira (17) fase de testes de segurança O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerrou nesta sexta-feira (17) a...

Brasil será a sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

Candidatura brasileira derrotou a europeia formada por Alemanha, Bélgica e Holanda O Brasil ganhou, na madrugada desta sexta-feira (17), o...
spot_img

Posts Recomendados