Brasileiros repatriados da Faixa de Gaza chegam ao Brasil

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

São 22 brasileiros de nascimento, sete palestinos naturalizados brasileiros, três palestinos familiares próximos

Após mais de um mês de pressão do Itamaraty e recusas por parte de Israel em liberar a passagem de Rafah, o grupo de 32 pessoas que aguardava repatriação em Gaza chegou ao Brasil na noite desta segunda-feira 13. O avião fez uma parada técnica em Recife (PE) e depois aterrissou em Brasília.

Eles foram recebidos pelo presidente Lula (PT), pela primeira-dama Janja, os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Flávio Dino (Justiça), Silvio Almeida (Direitos Humanos) e outras autoridades.

São 22 brasileiros de nascimento, sete palestinos naturalizados brasileiros, três palestinos familiares próximos. Sendo 17 crianças, nove mulheres e seis homens.

A jornada de repatriação foi marcada por momentos de tensão, angústia e terror. Ao todo foram sete listas até este grupo conseguir autorização para sair da zona de guerra.

Divulgação

Fechamento da fronteira e ataques de Israel

Mesmo com a inclusão, a aflição não terminou, já que os brasileiros ainda tiveram que aguardar. A fronteira de Rafah, em Gaza, para o Egito foi fechada no sábado 4 após ataque a ambulâncias, que deixou vários palestinos mortos e feridos.

A fronteira permaneceu fechada nos dias seguintes por razões de segurança. Na sexta-feira 10, ataques aéreos de Israel atingiram ao menos três hospitais na Faixa de Gaza e mantiveram a fronteira fechada.

O presidente Lula, que se envolveu diretamente na liberação, reforçou nesta segunda a dificuldade em conseguir a liberação dos brasileiros e fez críticas a Israel.

“Nós estamos trazendo porque foi possível liberar, com muito sacrifício, porque dependia da boa vontade de Israel, dependia da quantidade de pessoas que a gente não sabia. Todo dia ligava de manhã e de tarde. Ligava com o ministro de Israel, ligava com o ministro do Egito, ligava pro nosso embaixador”, disse o presidente.

Próximos passos

Na chegada ao Brasil, o governo federal tem uma operação de acolhimento preparada, que vai oferecer serviços de abrigo, documentação, alimentação, apoio psicológico, cuidados médicos e imunização.

O secretário nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Augusto de Arruda Botelho, informou que alguns repatriados têm familiares no Brasil, enquanto outros serão acolhidos em um local no interior de São Paulo, disponibilizado pelo governo.

Do total, 24 pessoas serão levadas em um avião da Força Aérea Brasileira até São Paulo, na quarta-feira 15. Delas, 12 serão encaminhadas aos familiares.

As outras 12 serão levadas ao abrigo que o governo Lula disponibilizará no interior paulista.

As demais devem seguir em voos comerciais: duas para Florianópolis (SC), uma para Cuiabá (MT) e uma para Novo Hamburgo (RS). Quatro pessoas ficarão em Brasília, pois têm familiares na região.

Por Gabriel Andrade – CartaCapital

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Guadalupe se destaca entre as cidades do Piauí por apresentar uma das menores taxas de analfabetismo

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Guadalupe, 18 de maio de 2024 – O Instituto Brasileiro de Geografia e...

Saúde de Floriano promove dia das mães do CAPS AD III

A ação faz parte das iniciativas da secretaria para promover o bem-estar e a integração social dos usuários dos...

Seminário sobre uso correto e seguro de agrotóxicos é realizado em Guadalupe

Evento é promovido pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), através da Agência de Defesa Agropecuária do...

Aborto legal e assistolia: como  resolução do CFM afeta vítimas de estupro

CFM emitiu norma proibindo médicos de realizarem a assistolia fetal em "casos de aborto previsto em lei oriundos de...
spot_img

Testes em urnas eletrônicas reiteram que sistema de votação é seguro

TSE encerrou nesta sexta-feira (17) fase de testes de segurança O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerrou nesta sexta-feira (17) a...

Brasil será a sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

Candidatura brasileira derrotou a europeia formada por Alemanha, Bélgica e Holanda O Brasil ganhou, na madrugada desta sexta-feira (17), o...
spot_img

Posts Recomendados