Brasileiros repatriados da Faixa de Gaza chegam ao Brasil

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

São 22 brasileiros de nascimento, sete palestinos naturalizados brasileiros, três palestinos familiares próximos

Após mais de um mês de pressão do Itamaraty e recusas por parte de Israel em liberar a passagem de Rafah, o grupo de 32 pessoas que aguardava repatriação em Gaza chegou ao Brasil na noite desta segunda-feira 13. O avião fez uma parada técnica em Recife (PE) e depois aterrissou em Brasília.

Eles foram recebidos pelo presidente Lula (PT), pela primeira-dama Janja, os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Flávio Dino (Justiça), Silvio Almeida (Direitos Humanos) e outras autoridades.

São 22 brasileiros de nascimento, sete palestinos naturalizados brasileiros, três palestinos familiares próximos. Sendo 17 crianças, nove mulheres e seis homens.

A jornada de repatriação foi marcada por momentos de tensão, angústia e terror. Ao todo foram sete listas até este grupo conseguir autorização para sair da zona de guerra.

Divulgação

Fechamento da fronteira e ataques de Israel

Mesmo com a inclusão, a aflição não terminou, já que os brasileiros ainda tiveram que aguardar. A fronteira de Rafah, em Gaza, para o Egito foi fechada no sábado 4 após ataque a ambulâncias, que deixou vários palestinos mortos e feridos.

A fronteira permaneceu fechada nos dias seguintes por razões de segurança. Na sexta-feira 10, ataques aéreos de Israel atingiram ao menos três hospitais na Faixa de Gaza e mantiveram a fronteira fechada.

O presidente Lula, que se envolveu diretamente na liberação, reforçou nesta segunda a dificuldade em conseguir a liberação dos brasileiros e fez críticas a Israel.

“Nós estamos trazendo porque foi possível liberar, com muito sacrifício, porque dependia da boa vontade de Israel, dependia da quantidade de pessoas que a gente não sabia. Todo dia ligava de manhã e de tarde. Ligava com o ministro de Israel, ligava com o ministro do Egito, ligava pro nosso embaixador”, disse o presidente.

Próximos passos

Na chegada ao Brasil, o governo federal tem uma operação de acolhimento preparada, que vai oferecer serviços de abrigo, documentação, alimentação, apoio psicológico, cuidados médicos e imunização.

O secretário nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Augusto de Arruda Botelho, informou que alguns repatriados têm familiares no Brasil, enquanto outros serão acolhidos em um local no interior de São Paulo, disponibilizado pelo governo.

Do total, 24 pessoas serão levadas em um avião da Força Aérea Brasileira até São Paulo, na quarta-feira 15. Delas, 12 serão encaminhadas aos familiares.

As outras 12 serão levadas ao abrigo que o governo Lula disponibilizará no interior paulista.

As demais devem seguir em voos comerciais: duas para Florianópolis (SC), uma para Cuiabá (MT) e uma para Novo Hamburgo (RS). Quatro pessoas ficarão em Brasília, pois têm familiares na região.

Por Gabriel Andrade – CartaCapital

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Lula sanciona lei que cria Dia Nacional da Pastora e do Pastor evangélico

Projetos aprovados pelo Congresso e sancionados pelo presidente reforçam importância da diversidade e da tolerância religiosas O presidente Luiz Inácio...

Sesapi realiza reunião com regionais e municípios sobre mudanças no calendário infantil de vacinas

Os municípios devem devolver às Regionais de Saúde todo o estoque de vacina Oral contra Poliomielite (VOP), uma vez...

Presidente Lula sanciona lei que estende desoneração da folha até o fim do ano

Medida contempla os 17 setores da economia que mais empregam. Projeto também estabelece uma reoneração gradual da folha a...

Eleição de 2024 terá recorde de eleitores e o menor número de candidatos desde 2012

São quase 463 mil candidatos inscritos. Destes, até agora, 5 mil tiveram os pedidos de registro negados. Principalmente porque...
spot_img

Criança Esperança 2024 vai beneficiar 100 projetos de todo o Brasil

O JN conta a história de um dos projetos acolhidos pela campanha: o Lar Paulo de Tarso, que abriga...

Rafael Fonteles pede votos para Ricardo Martins, enquanto Ciro Nogueira reforça apoio a Gedison Alves na disputa pela prefeitura de Marcos Parente

Ricardo Martins e Gedison Alves disputam voto a voto. A corrida pela prefeitura de Marcos Parente está mais acirrada do...
spot_img

Posts Recomendados