Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Casos de dengue apresentam redução de 80,5% no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Em relação à chikungunya, o boletim da Sesapi mostra que o estado apresentou uma redução de 67,6% nas notificações em relação ao mesmo período do ano passado.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) divulgou, nesta sexta-feira (7),  o boletim epidemiológico de arboviroses referente a 26ª semana epidemiológica de 2023. De acordo com os últimos dados, dengue, zika e chikungunya apresentaram redução no número de notificações registradas, em relação ao mesmo período do ano passado.

Divulgação

Os casos notificados de dengue apresentaram uma redução de 80,5% em relação ao mesmo período de 2022. Foram 5.756 notificações em 147 municípios em 2023, enquanto que em 2022 foram registrados 29.572 notificações em 207 cidades piauienses.

Baixa Grande do Ribeiro, Beneditinos, Cristino Castro, Inhuma e Jatobá do Piauí são os cinco municípios piauienses com maior incidência da doença durante as últimas 26 semanas epidemiológicas. O estado não registrou óbitos por dengue em 2023.

Em relação à chikungunya, o boletim mostra que o estado apresentou uma redução de 67,6% nas notificações em relação ao mesmo período do ano passado.

São 3.258 notificações em 77 municípios no ano de 2023 contra 10.069 notificações em 146 municípios durante a 26ª semana epidemiológica de 2022. Por outro lado, o estado registrou duas mortes em Teresina.

No ano passado foram três óbitos em decorrência da chikungunya nas cidades de Jaicós, Teresina e Picos.

O boletim apresenta ainda os dados sobre zika, no qual o estado apresentou redução de 81,7% das notificações, com 28 casos em dez municípios. No mesmo período de 2022, foram 153 em 11 cidades piauienses.

Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya
Foto: Reprodução/Ministério da Saúde

Mesmo com essa redução, a superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos, alerta para a importância da população continuar atuando para impedir o surgimento de criadouros do mosquito Aedes aegypti.

“Ao passo que a população faz sua parte, o poder público continua com o monitoramento das cidades e realizando ações de enfrentamento aos vetores, mas precisamos da ajuda de todos para eliminar os focos do mosquito”, reforça a gestora.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Niède Guidon será nome de rua em Salvador, na Bahia

Projeto de lei apresentado pelo vereador André Fraga (PV) celebra a trajetória da pesquisadora que transformou a Serra da...

Última etapa da Transcerrados atinge 50% de conclusão e deve ser entregue no início de 2026

A Transcerrados se estende desde o entroncamento da PI-247 (em Sebastião Leal), passando pelo entroncamento da PI-262 (na Serra...

Comandante da PM de Guadalupe alerta: menores continuam pilotando motos e pais serão responsabilizados

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Em entrevista ao Portal Cidade Luz, o comandante da 2ª Companhia do 10º...

Litígio entre Piauí e Ceará segue sem avanço um ano após relatório do Exército ao STF

Documento com cinco propostas foi entregue ao STF em junho de 2024, mas processo segue parado e sem previsão...
spot_img

Marcos Parente dá início aos festejos de sua padroeira com alvorada e bênção do padre Ronaldo Sampaio

Por Gleison Fernandes. Teve início neste domingo, 6 de julho, os tradicionais festejos em honra à padroeira de Marcos Parente,...

Fernando Haddad defende taxação dos super-ricos durante reunião do Brics

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, voltou a defender a taxação dos super-ricos. Em discurso neste sábado, durante a...
spot_img

Posts Recomendados