CCJ do Senado aprova texto-base de PEC que extingue reeleição e unifica eleições a partir de 2034

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (21), o texto-base de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com a possibilidade de reeleição para prefeitos, governadores e o presidente da República. A proposta ainda precisa ser votada pelo plenário do Senado e, se aprovada, segue para a Câmara dos Deputados.

Senador Marcelo Castro

A proposta, apresentada pelo senador Marcelo Castro (MDB-PI), também sugere um aumento nos mandatos de alguns cargos: de 4 para 5 anos para a maioria dos cargos e de 8 para 10 anos para os senadores. Além disso, ela propõe a unificação das eleições municipais e gerais a partir de 2034. Com isso, todos os cargos serão disputados na mesma data a cada cinco anos.

O objetivo da mudança, segundo o relator, é dar mais espaço para a renovação política e diminuir as campanhas eleitorais frequentes que, segundo ele, prejudicam a gestão pública. Marcelo Castro afirmou que, após quase 30 anos de reeleição, a experiência não trouxe os resultados esperados. Para ele, o sistema de reeleição causou um atraso na renovação política e levou os governantes a se concentrarem mais nas campanhas do que na gestão.

A PEC também define um cronograma de transição para o fim da reeleição:

  • Prefeitos: poderão ser reeleitos pela última vez em 2028, caso o primeiro mandato tenha começado em 2024.
  • Governadores e presidente da República: poderão ser reeleitos pela última vez em 2030. A partir de então, os cargos serão de um único mandato.
  • Senadores: terão o mandato aumentado de 8 para 10 anos. Para quem for eleito em 2026, o mandato será de 8 anos; em 2030, será de 9 anos; e, em 2034, passará a ser de 10 anos.
  • Deputados federais, estaduais e vereadores: terão mandatos de 5 anos a partir de 2034.
  • Presidentes da Câmara e do Senado: terão mandatos de 5 anos, mas serão eleitos dois presidentes durante o período: um para 3 anos e outro para 2.

Outra mudança importante é a unificação das eleições a partir de 2034, quando todas as eleições serão feitas em uma única data a cada cinco anos. Essa medida procura reduzir os custos das campanhas eleitorais e diminuir o impacto das eleições constantes.

Marcelo Castro também ressaltou que o custo das eleições a cada dois anos é muito alto para os cofres públicos e a unificação ajudará a reduzir esse gasto. O presidente da CCJ, senador Otto Alencar (PSD-BA), afirmou que as eleições a cada dois anos acabam prejudicando tanto os eleitores quanto os candidatos, pois não há descanso entre os mandatos, o que afeta a governabilidade e a qualidade das administrações.

A reeleição foi introduzida em 1997, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), permitindo que ele disputasse e conquistasse um segundo mandato. Desde então, todos os presidentes eleitos conseguiram se reeleger, exceto Jair Bolsonaro (PL), que perdeu em 2022. A reeleição também foi comum entre governadores e prefeitos, com um número recorde de reeleitos nas últimas eleições.

Fonte: Brasil 247

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Reportagem da Folha de São Paulo informa que PCC domina o crime organizado no Piauí

Estudo divulgado pela Folha, diz que a organização está em todo o país Reportagem na edição impressa do jornal Folha...

Jerumenha vence Marcos Parente por 2 a 1 e assume liderança do grupo na Copa LIDESPI

A seleção de Jerumenha conquistou mais uma vitória na Copa LIDESPI ao bater a equipe de Marcos Parente pelo...

CNH sem autoescola: nova regra prevê renovação automática para ‘bom condutor’

Autoescola não será obrigatória, aulas teóricas poderão ser feitas online e de graça; aulas práticas poderão ser realizadas com...

Racismo religioso: 76% dos terreiros no Brasil sofreram violências

Dado consta de pesquisa sobre racismo contra povos de axé Em Aracaju, há quase dois meses, a comunidade do terreiro...
spot_img

Georgiano Neto receberá título de Cidadão Jerumenhense durante sessão solene nesta quarta-feira

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O deputado estadual Georgiano Neto será homenageado pela Câmara Municipal de Jerumenha com...

Alexandre de Moraes é eleito ‘herói’ em lista das 25 pessoas mais influentes do mundo

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, foi eleito uma das 25 pessoas mais influentes do mundo pelo jornal Financial Times,...
spot_img

Posts Recomendados