De acordo com a Sesapi, os procedimentos eletivos ambulatoriais que voltarão a ser realizados deverão seguir a fila de regulação.
A Secretária de Saúde do Piauí anunciou a retomada das cirurgias eletivas a partir desta quarta-feira (11). Os procedimentos eletivos ambulatoriais que voltarão a ser realizados deverão seguir a fila de regulação.
“Os setores de agendamento de cada unidade hospitalar entrarão em contato com os pacientes ou familiares, para informar a nova data das cirurgias, que seguirá um cronograma que se inicia neste 11 de janeiro”, explicou o superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo.
As cirurgias estavam suspensas desde o dia 19 de dezembro após a implantação de um plano de contingência no fim do ano passado, criado para desafogar a rede hospitalar para o atendimento das demandas de urgência. A secretaria também considerou a dificuldade de fornecimento de insumos utilizados nos procedimentos, juntos as indústrias produtoras, decorrente da falta de matéria-prima.
Contudo, os serviços no ambulatório de alto risco da Maternidade Dona Evangelina Rosa, cirurgias da regulação, demais procedimentos de urgência e emergência, oncológicos, procedimentos cardíacos e neurocirúrgico foram mantidos.