Comissão Bipartite aprova descentralização dos serviços do Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A descentralização abrangerá análises de qualidade da água para consumo humano e diagnósticos de doenças transmitidas por arboviroses (dengue, zika e chicungunya), bem como doenças negligenciadas como malária, chagas e leishmaniose.

A Comissão Intergestora Bipartite (CIB), constituída paritariamente por representantes da Secretaria Estadual de Saúde e das Secretarias Municipais de Saúde, indicados pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), aprovou nesta terça-feira (15), a descentralização do Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen).

A descentralização abrangerá análises de qualidade da água para consumo humano e diagnósticos de doenças transmitidas por arboviroses (dengue, zika e chicungunya), bem como doenças negligenciadas como malária, chagas e leishmaniose.

As regiões beneficiadas incluem Bom Jesus, Floriano, Picos e Parnaíba. Além disso, a sede do Lacen em Teresina passará por melhorias estruturais significativas.

Para implementar essas mudanças nos municípios mencionados, foram alocados 3 milhões de reais para adaptações físicas e aquisição de equipamentos. Enquanto isso, a sede principal em Teresina receberá um investimento de 11,8 milhões de reais para construção de novas instalações.

O diretor do Lacen, Fabricio Pires de Moura do Amaral, destacou que a descentralização visa oferecer resultados mais rápidos para os municípios. “A descentralização permitirá uma resposta mais ágil no controle da qualidade da água e no combate às doenças mencionadas”, explica. 

A superintendente de atenção primária a saúde da Sesapi, Leila Santos, ressaltou que essa mudança aliviará a demanda sobre o Lacen e sua rede. “Com isso, vamos agilizar o controle das endemias sazonais”, declarou.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

‘Churrasco do brasileiro’: Preço da picanha cai, mas cerveja fica mais cara em 12 meses

Carnes, frango e linguiça estão mais em conta, mas pão de alho, vinagrete e bebidas se tornaram principais vilões...

Com investimento de R$ 3 milhões, governo do Piauí entrega escola “modelo” em tempo integral

Fundado em 1938, o Ceti Fenelon Castelo Branco foi totalmente reformado e requalificado para se adequar ao padrão Seduc. O...

Campeonato de Jerumenha estreia com vitória dominante do China sobre o Serraria por 4X0

O Campeonato de Futebol de Jerumenha teve seu pontapé inicial ontem, 13 de abril, com um confronto entre as...

Wellington Dias defende Bolsa Família para trabalhadores rurais com carteira assinada

A matéria tramita na Câmara dos Deputados e sofre pressão da bancada ruralista, que tenta acelerar a aprovação do...
spot_img

PL que regula atividade dos motoristas de aplicativos ganha mais tempo na Câmara

Os profissionais seguem acompanhando as discussões no Congresso, que agora terá o texto analisado por outras 3 comissões da...

Mais R$ 1,4 bilhão está ao alcance dos produtores rurais por meio do Plano Safra

O montante disponível para operações de crédito foi anunciado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).  Advogado especialista...
spot_img

Posts Recomendados