Comissão presidida por senador Marcelo Castro recebe presidente do BC

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Em audiência pública, senador questionou altos juros cobrados em cartões de créditos, crescimento da dívida pública e falou sobre a importância do incentivo ao microcrédito.

O senador Marcelo Castro presidiu, nesta quinta-feira (16), a Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional com o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto. O objetivo da audiência pública foi avaliar o cumprimento dos objetivos e metas das políticas monetária, creditícia e cambial.

Foto: Agência Senado

Ao longo da reunião, o senador questionou o presidente sobre cobrança de altos juros do cartão de crédito, sobre a necessidade de haver incentivos às políticas de microcrédito e lamentou o crescimento dívida pública brasileira.

“Hoje a dívida é de mais de R$ 5 trilhões, o que representa cobrança de R$ 400 bilhões de juros por ano. Onde foi que erramos para ter crescimento da dívida tão expressivo?”, indagou.

Sobre essa questão, Roberto Campos Neto explicou que o problema atual é fiscal. “Temos uma situação fiscal delicada, que acelerou ao longo do tempo, e o problema é também como acelerou ”, disse. “Houve o problema de se endividar para incentivar o consumo. Também investimos mal em programas que não geraram o retorno esperado”, completou.

Ao longo de sua explanação, o presidente do Banco Central falou sobre as condições, atuais e futuras, do cenário econômico. Explicou que, em relação à economia internacional, o cenário permanece desafiador, mas que o Brasil apresenta capacidade de absorver um revés no exterior. Os motivos são o seu balanço de pagamentos robusto,  ancoragem das expectativas de inflação e a perspectiva de recuperação econômica.

Roberto Campos enfatizou ainda a necessidade de prosseguir no caminho das reformas, sobretudo nas de natureza fiscal, e de ajustes na economia. Também pontuou ações futuras do BC para manter a estabilidade das condições macroeconômicas e promover reformas.

Entre elas, a democratização dos mercados para promover a participação de mais pessoas e empresas e alcançar um maior crescimento do PIB. Também defendeu maior eficiência do Sistema Financeiro Nacional (SFN), para permitir que a redução da necessidade de financiamento do Governo abra espaço para o investimento privado.

CMO

O senador Marcelo Castro foi, eleito, por aclamação, presidente da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional em 10 de abril. A comissão examina e emite parecer sobre o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a Lei Orçamentária Anual (LOA) e demais matérias orçamentárias.

Ascom/Senador Marcelo Castro

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Jerumenha conquista Selo Ouro de Alfabetização e comemora avanços no IDEB

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O município de Jerumenha alcançou o Selo Ouro do Compromisso Nacional com a...

Festival Trisca celebra a arte entre gerações em Parnaíba e Teresina com programação inclusiva e interativa

A 6ª edição do Trisca-Festival de arte com Crianças, acontece em dois municípios representativos do Piauí: Parnaíba (27 a...

Loja Maçônica de Guadalupe recebe irmãos de Floriano em noite de fraternidade

Na noite da última quinta-feira, 21 de novembro, a Loja Maçônica Mestre Antônio de Castro Franco, em Guadalupe, acolheu...

É falso que parcela de janeiro do Bolsa Família será adiantada

MDS divulgou nota desmentindo que haverá dois pagamentos do Bolsa Família em dezembro. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social,...
spot_img

Polícia Federal coloca Bolsonaro como articulador do golpe

Até este momento, a sustentação feita pela defesa de Bolsonaro era de que ele não sabia de nada. A situação...

Detran do Piauí concede até 95% de desconto nos juros e multas decorrentes de atraso no pagamento do licenciamento veicular

O programa oferece diversas opções de pagamento, com descontos que podem variar de 70% a 95%. Proprietários de veículos já...
spot_img

Posts Recomendados