Ativar para ir para o player da Audima

Conclave para escolha do novo papa começa nesta quarta; veja o cronograma

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ao todo, 133 cardeais com direito a voto se preparam para evento

Conforme os 133 cardeais com direito a voto se preparam para o conclave, o mundo aguarda o momento em que as portas da Capela Sistina serão trancadas para o início, na quarta-feira, 7, do processo secretíssimo que escolherá o próximo papa. A expectativa é que o novo pontífice cruze as cortinas vermelhas da Basílica de São Pedro até o final de semana, mas não há data limite para que fumaça branca rompa o céu do Vaticano, sinalizando que houve um consenso — nas votações de Francisco, em 2013, e de Bento XVI, em 2005, os cardeais levaram apenas dois dias para selecionar um nome.

Photo by Franco Origlia/Getty Image

Nesta terça-feira, véspera do conclave, os religiosos participaram dos últimos ritos. Pela manhã, a Congregação Geral dos Cardeais debateu uma gama de questões, incluindo a importância de dar continuidade às reformas de Francisco e qual seria o perfil ideal do seu sucessor. Um dos assuntos, no entanto, tomou protagonismo: “a missão do novo Papa como um ‘Pontifex’ — literalmente, um construtor de pontes — que seja também pastor, mestre de humanidade e rosto de uma Igreja samaritana”, informou o Vatican News, portal do Vaticano.

O Anel do Pescador de Francisco também foi invalidado, encerrando oficialmente seu papado. O modelo era mais simples, de prata dourada, não de ouro maciço, um símbolo da humildade que guiava o argentino de 88 anos. Para encerrar a reunião, uma declaração foi lida para apelar “às partes envolvidas em diversos conflitos armados, conclamando a um cessar-fogo permanente e ao início de negociações em prol de uma paz justa e duradoura”. Em vida, Francisco abordou, em diferentes ocasiões, as guerras na Faixa de Gaza e na Ucrânia. Ele, inclusive, ordenou que o papamóvel fosse transformado em uma clínica móvel para atender crianças palestinas.

A Sala das Lágrimas também está completamente preparada. Trata-se do local onde o novo pontífice vestirá as roupas antes de aparecer na Basílica de São Pedro. A sala ganhou seu nome (Stanza del Pianto, em italiano) devido ao fato de que o papa, ao trocar-se, costuma chorar diante da responsabilidade de guiar a Igreja Católica. Lá, estão as vestes brancas tradicionais, normalmente costuradas por alfaiates da Gammarelli, fabricante de roupas oficial do papa, e sapatos específicos. Uma vez pronto, o novo pontífice sairá para cumprimentar os fiéis pela primeira vez.

Cronograma do conclave

Na manhã da quarta-feira, às 10h locais (5h no horário de Brasília), será realizada a missa Pro Eligendo Pontifice (Missa para a escolha do pontífice), que será presidida pelo italiano Giovanni Battista Re, chefe do colégio cardinalício, na Basílica de São Pedro. À tarde, ele convidará os cardeais a se dirigirem à Capela Sistina, dizendo: “toda a Igreja, unida a nós na oração, invoca constantemente a graça do Espírito Santo, para que seja eleito por nós um digno Pastor de todo o rebanho de Cristo”. 

Terá início, então, a procissão até a capela. Ao chegar no local, eles entoarão o hino Veni, creator Spiritus (Vem, Espírito Criador) e farão o juramento. Às 12h, no horário de Brasília, a votação então começará.

Os cardeais podem fazer até quatro votações por dia, duas pela manhã e duas à tarde, enquanto estão isolados na Capela Sistina. Dispositivos eletrônicos, como celulares e computadores, são proibidos. A ideia é que os religiosos de todos os cantos do mundo não sejam afetados por informações externas.

Eles não podem colocar o próprio nome no voto, que é secreto e depositado em uma urna. O escolhido precisa arrematar o apoio de dois terços do colégio cardinalício, o que representa 89 cardeais. Em falta de consenso depois de três dias, eles são liberados por 24 horas para orações. Se nenhum for escolhido após 34 votações, os dois mais votados disputarão um segundo turno.

Uma vez escolhido, o novo papa precisa responder a duas perguntas: Acceptasne electionem de te canonice factam in Summum Pontificem? (Aceita a sua eleição canônica como Sumo Pontífice?). Em caso afirmativo, ele será questionado: Quo nomine vis vocari? (Como quer ser chamado?). Depois disso, a fumaça branca poderá ser vista no céu para anunciar: “Habemus Papam.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

BC diz que ainda há R$ 10,4 bilhões em ‘dinheiro esquecido’ nos bancos; 48,4 milhões de pessoas têm direito

Em 2024, Congresso autorizou o governo a recolher os recursos, mas Fazenda afirma que processo não está em andamento....

CPI do Rombo investiga compra de terrenos por R$ 80 milhões na gestão de Dr. Pessoa

Coluna apurou o nome do técnicos que serão ouvidos nesta quarta-feira na Câmara Municipal. Nesta quarta-feira (08) a Comissão Parlamentar...

Senar Piauí abre inscrições para cursos técnicos

São 150 vagas em seis cidades para cursos a distância nas áreas de Agricultura, Agropecuária e Zootecnia, com prioridade...

Piauí mantém há duas semanas a gasolina mais barata do Brasil, diz ANP

Os números do Piauí chamam atenção por destoarem do padrão histórico. O Piauí vive, pela segunda semana consecutiva, uma rara...
spot_img

Justiça Eleitoral convoca 597 eleitores de Guadalupe, Marcos Parente e Landri Sales para completarem o cadastro biométrico; veja se seu nome está na lista

A meta do TRE-PI é que todo o eleitorado do estado tenha os dados biométricos cadastrados até novembro deste...

Rafael Fonteles defende concentração de candidaturas em PT, MDB e PSD e descarta chapinhas em 2026

O governador reforçou que a estratégia conjunta entre os três partidos é a mais vantajosa e deixou em aberto...
spot_img

Posts Recomendados