O primeiro módulo do curso aconteceu entre os dias 25 a 27 de julho, o segundo será em outubro deste ano e a conclusão do 6º módulo previsto para junho de 2020.
A capacitação tem como objetivo formar os conselheiros para a formulação, supervisão, controle social e fortalecimento do Sistema de Garantias de Direitos da Criança e Adolescente, além de proporcionar trocas de experiências e incentivar a interatividade.
Uruçuí é o polo de vários municípios como : Guadalupe, Marcos Parente, Jerumenha, Canavieira, Antônio Almeida, Bertolínia, Porto Alegre do Piauí, Ribeiro Gonçalves, Baixa Grande do Ribeiro, Sebastião Leal e Landri Sales.
Do município de Guadalupe, estiveram presentes as Conselheiras Tutelares Juliana Mousinho e Nailiê Moreira, Vitória Régia, Presidente do CMDCA e Vanessa Cavalcante, Presidente do Conselho da Secretaria Municipal de Assistência Social.
A formação é realizada pelo projeto Escola de Conselhos do Piauí, do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, e dividida em seis módulos nos municípios polos regionais. O projeto oferece material didático gratuitamente, profissionais e estrutura para receber os participantes.
A Escola de Conselhos é um projeto que vem para aprimorar o conhecimento dos Conselheiros de Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA e CMDCA’s) e dos Conselheiros Tutelares em todo o Piauí, alcançando assim, em torno de 2.479 pessoas envolvidas no trabalho de proteção e promoção dos direitos de crianças e adolescentes no Estado.
Parceria firmada entre a Associação Piauiense de Municípios (APPM) e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-PI), órgão ligado à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos.