Na pauta, a implementação do programa Nordeste Conectado e também uma agenda voltada para a atração de investimentos de outros países.
Acontece em Teresina, na tarde desta quarta-feira (21), a assembleia geral do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste. Os líderes e representantes dos nove estados debatem, no Blue Tree Hotel, pautas voltadas para o desenvolvimento da região.
“Temos a honra de receber aqui os nove estados do Nordeste, através de seus governadores e governadoras, para debater uma pauta importantíssima para o Brasil. O consórcio não tem parado desde o momento de sua criação”, destaca o governador Wellington Dias.
Segundo ele, uma das demandas do Consórcio nesta reunião é a formalização das regras para a compra integrada de produtos na área da saúde, seja para equipamentos ou medicamentos. A intenção dos governadores é permitir ganho aos estados, já que a compra em conjunto dá possibilidade para oferta de menor preço. “Aquilo que cada estado fazia, isoladamente, agora vamos trabalhar de forma conjunta”, explica o governador do Piauí.
Na pauta, a implementação do programa Nordeste Conectado e também uma agenda voltada para a atração de investimentos de outros países, em especial da Europa, Ásia e também no Mercosul.
Ao final da reunião, será divulgada a carta de Teresina, que dentre ações na área da saúde, educação e segurança, deve traçar um “mapa unificado” com as prioridades de investimento em infraestrutura no Nordeste. Obras de ferrovias, portos, aeroportos, e também para investimentos em mineração, biomassa, produção de grãos, dentre outros.
“Acho que o Brasil, cada vez mais, vai compreender o largo passo que foi dado”, avalia Wellington.
Para a agenda, apenas dois governadores não vieram, mas estão presentes seus vices, Luciano Barbosa (vice-governador de Alagoas) e Luciana Santos (vice-governadora de Pernambuco). Já Rui Costa (Bahia), Flávio Dino (Maranhão), Camilo Santana (Ceará), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), Belivaldo Chagas Silva (Sergipe) e João Azevedo (Paraíba) estão presentes.
Também foram convidados o prefeito Firmino Filho, de Teresina, o presidente da Assembléia Legislativa do Piauí, Themístocles Filho, o vereador Deolindo Moura, representando a Câmara de Vereadores, e o desembargador Sebastião Ribeiro Martins, presidente do Tribunal de Justiça do Piauí.
Com informações do 180graus