Consórcio do Nordeste vai definir mapa de investimentos prioritários na região

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Na pauta, a implementação do programa Nordeste Conectado e também uma agenda voltada para a atração de investimentos de outros países.

Acontece em Teresina, na tarde desta quarta-feira (21), a assembleia geral do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste. Os líderes e representantes dos nove estados debatem, no Blue Tree Hotel, pautas voltadas para o desenvolvimento da região.

Foto: Roberta Aline/ CCOM

“Temos a honra de receber aqui os nove estados do Nordeste, através de seus governadores e governadoras, para debater uma pauta importantíssima para o Brasil. O consórcio não tem parado desde o momento de sua criação”, destaca o governador Wellington Dias.

Segundo ele, uma das demandas do Consórcio nesta reunião é a formalização das regras para a compra integrada de produtos na área da saúde, seja para equipamentos ou medicamentos. A intenção dos governadores é permitir ganho aos estados, já que a compra em conjunto dá possibilidade para oferta de menor preço. “Aquilo que cada estado fazia, isoladamente, agora vamos trabalhar de forma conjunta”, explica o governador do Piauí.

Foto: Roberta Aline/ CCOM

Na pauta, a implementação do programa Nordeste Conectado e também uma agenda voltada para a atração de investimentos de outros países, em especial da Europa, Ásia e também no Mercosul.

Ao final da reunião, será divulgada a carta de Teresina, que dentre ações na área da saúde, educação e segurança, deve traçar um “mapa unificado” com as prioridades de investimento em infraestrutura no Nordeste. Obras de ferrovias, portos, aeroportos, e também para investimentos em mineração, biomassa, produção de grãos, dentre outros.

“Acho que o Brasil, cada vez mais, vai compreender o largo passo que foi dado”, avalia Wellington.

Foto: Roberta Aline/ CCOM

Para a agenda, apenas dois governadores não vieram, mas estão presentes seus vices, Luciano Barbosa (vice-governador de Alagoas) e Luciana Santos (vice-governadora de Pernambuco). Já Rui Costa (Bahia), Flávio Dino (Maranhão), Camilo Santana (Ceará), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), Belivaldo Chagas Silva (Sergipe) e João Azevedo (Paraíba) estão presentes.

Também foram convidados o prefeito Firmino Filho, de Teresina, o presidente da Assembléia Legislativa do Piauí, Themístocles Filho, o vereador Deolindo Moura, representando a Câmara de Vereadores, e o desembargador Sebastião Ribeiro Martins, presidente do Tribunal de Justiça do Piauí.

Com informações do 180graus

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Governo do Estado inaugura escritório da Investe Piauí no coração financeiro de São Paulo

A representação na capital paulista permite um ambiente de negócios favorável para o estado no Sudeste do Brasil. O governador...

Adriana Sá anuncia que vai percorrer comunidades de Landri Sales para ouvir a população e montar seu plano de governo

Durante entrevista na Rádio Cidade Luz ela informou que o cronograma completo das visitas às comunidades será divulgado em...

Senado começa a discutir aumento de benefícios para juízes, promotores e defensores

Intenção é oferecer benesses a cada cinco anos de serviço público; impacto aos cofres públicos é de R$ 42...

PT e PL entram com recurso no TSE para cassar mandato de Sergio Moro

As siglas decidiram mover ações, visando evitar a jurisdição da Justiça Eleitoral do Paraná. O Partido Liberal (PL) e a...
spot_img

TCU mantém condenação e ex-prefeita de Uruçuí tem que devolver R$ 188 mil aos cofres públicos

"PAGAMENTO DE DESPESAS NÃO COMPROVADAS" Os ministros da 1ª Câmara do Tribunal de Contas da União (TCU) rejeitaram o mérito...

Wellington Dias detalha o Programa Acredita no Primeiro Passo, lançado pelo presidente Lula

Voltado para o público do Cadastro Único, eixo da iniciativa lançada nesta segunda-feira (22.04), no Palácio do Planalto, deve...
spot_img

Posts Recomendados