Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Decisão do STF garante que aposentados não devolvam valores obtidos com revisão do INSS

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (10) que as pessoas que receberam quantias relacionadas ao cálculo da revisão da vida toda das aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não precisam devolver os valores recebidos.

A decisão da Corte foi tomada durante o julgamento de um recurso apresentado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos, uma das entidades que acionaram o Supremo para garantir a revisão.

No ano passado, a revisão da vida toda foi rejeitada pelo Supremo. Contudo, ficaram pendentes de julgamento recursos para esclarecer o alcance da medida, ou seja, a partir de quando teria aplicação e se valeria para os aposentados que ganharam ações na Justiça antes da decisão do STF que negou o benefício.

Durante a sessão, o ministro Dias Toffoli defendeu a modulação da decisão para garantir que quem recebeu algum valor por decisão das instâncias inferiores não tem que devolver o dinheiro.

“Ao não modularmos, houve uma quebra de confiança naquilo que os segurados depositaram, em razão de precedentes do STJ e do próprio STF”, comentou o ministro.

Ao analisar a sugestão de Toffoli, o plenário do STF também entendeu que os aposentados não terão que devolver valores que foram pagos por meio de decisões definitivas e provisórias assinadas até 5 de abril de 2024, data na qual foi publicada a ata do julgamento que derrubou a tese de revisão da vida toda.

Além disso, o STF entendeu que os aposentados não terão que pagar honorários sucumbenciais, que são devidos aos advogados da parte que perde a causa.

Entenda

Em março do ano passado, o Supremo decidiu que os aposentados não têm direito de optar pela regra mais favorável para recálculo do benefício.

A decisão anulou outra deliberação da Corte favorável à revisão da vida toda. A reviravolta ocorreu porque os ministros julgaram duas ações de inconstitucionalidade contra a Lei dos Planos de Benefícios da Previdência Social (Lei 8.213/1991), e não o recurso extraordinário no qual os aposentados ganharam o direito à revisão.

Ao julgar constitucionais as regras previdenciárias de 1999, a maioria dos ministros entendeu que a regra de transição é obrigatória e não pode ser opcional aos aposentados.

Antes da nova decisão, o beneficiário poderia optar pelo critério de cálculo que rendesse o maior valor mensal, cabendo ao aposentado avaliar se o cálculo de toda vida poderia aumentar, ou não, o benefício.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Receita abre consulta a malha fina do Imposto de Renda na quarta-feira, 23

Cerca de 279,5 mil contribuintes receberão R$ 339,63 milhões Cerca de 280 mil contribuintes que caíram na malha fina e...

Piauí registra mais de 11 mil novas empresas no 1º trimestre de 2025

Desempenho reforça o ambiente favorável aos negócios e os avanços nas políticas de incentivo ao empreendedorismo O primeiro trimestre de...

Vírus que rouba PIX: entenda como funciona e saiba como se proteger

Trojan bancário entra infiltrado em jogos com prêmios sedutores e faz transferências automáticas Um golpe está usando joguinhos de celular...

Presidente da Câmara, vereador Adão Moura, dedica mensagem de uma Semana Santa abençoada para todos os guadalupenses

"Nosso desejo é que o amor que Jesus Cristo dedicou à humanidade seja o mesmo amor que devemos ter...
spot_img

Órgãos que participam do gabinete de crise contra a seca realizam reunião na APPM

Comitê de Crise para o enfrentamento da seca no Piauí O governo do Piauí participou de reunião com os órgãos...

Ministério Público pede suspensão de festas em 5 municípios afetados pela seca no Piauí

A recomendação do Ministério Público orienta que os municípios cancelem os eventos com elevados gastos públicos já que estão...
spot_img

Posts Recomendados