Desmatamento na Amazônia cai em 31% nos primeiros meses do ano

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Durante apresentação do Ministério do Meio Ambiente, dados apontam uma melhoria para o bioma.

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) apresentou nesta quarta-feira, 07, dados do Instituto de Pesquisa Espacial (Inpe), que apontaram queda no desmatamento da Amazônia entre janeiro e maio deste ano. Os alertas de ocorrência de desmatamento caíram em 10% só no mês de maio, em relação ao mesmo período de 2022. Já nos cinco primeiros meses do ano, a queda foi de 31% se comparado ao mesmo período do ano passado.

O governo federal afirmou ter tomado algumas medidas para frear o desmatamento, como a aplicado de mais de R$ 2,23 bilhões em multas na Amazônia, até o momento atual. Apesar da queda nos alertas de desmatamento na Amazônia, o bioma Cerrado está passando por uma situação completamente diferente. No mês de maio, houve um crescimento de 83% no aumento dos alertas de desmatamento e 35% no acumulado de janeiro até maio, e foram aplicados no total cerca de R$ 138 milhões em multas.

Baseado nas informações do último relatório do Prodes, um monitoramento do desmatamento da floresta Amazônica brasileira por satélite, foi divulgado que no mês de novembro, a área desmatada na Amazônia foi de 11.568 km² entre agosto de 2021 e julho de 2022. O índice mostra uma queda de 11% do total da área desmatada entre a última temporada, ou seja, agosto de 2020 a julho de 2022. Na edição anterior, o número foi o maior desde 2006, cerca de 13.038 km².

Ao contrário do que ocorria anteriormente, os dados hoje foram divulgados pelo secretário executivo do MMA, João Paulo Capobiancoos, antes, os dados com os alertas eram apenas divulgados na plataforma Terrabrasilis, do Inpe. Durante a apresentação, o secretário explicou que os números na Amazônia são considerados “relevantes” e “positivos”, partindo do conhecimento que, sob a gestão do ex-presidente, Jair Messias Bolsonaro, o segundo semestre do ano passado estava com um aumento de 54% dos alertas de desmatamento.

De acordo com os dados do MMA, 77% da devastação no Cerrado de janeiro a maio, tiveram ocorrência, em sua maioria, em imóveis que estão registrados no Cadastro Ambiental Rural (CAR), ou seja, são áreas que possuem responsáveis conhecidos dentro dos sistemas estaduais.

“Nossa estimativa é que mais da metade do desmatamento no Cerrado tenha sido autorizado pelos órgãos ambientais estaduais”, afirmou André Lima, secretário extraordinário de Controle do Desmatamento e Ordenamento Ambiental Territorial. “Os estados estão administrando o cadastro e tem condições de embargar. Vamos ter um trabalho importante no âmbito do CAR pra identificar, se é autorizado ou não. Nosso desafio agora é sincronizar os dados. O Ibama não pode multar em cima de área que os estados já fizeram autorização”, conclui.

O presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, explicou também, que solicitou para os 24 municípios que foram os responsáveis por mais da metade do desmatamento no bioma, os dados de todas as autorizações para desmatamento nos últimos quatro anos. “Temos uma diferença fundiária entre Amazônia e Cerrado. No Cerrado, temos muita terra titulada, os proprietários acabam conseguindo autorizações, a maior parte foi autorizado e isso dificulta a fiscalização”, afirmou o presidente.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Guadalupe se destaca entre as cidades do Piauí por apresentar uma das menores taxas de analfabetismo

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Guadalupe, 18 de maio de 2024 – O Instituto Brasileiro de Geografia e...

Saúde de Floriano promove dia das mães do CAPS AD III

A ação faz parte das iniciativas da secretaria para promover o bem-estar e a integração social dos usuários dos...

Seminário sobre uso correto e seguro de agrotóxicos é realizado em Guadalupe

Evento é promovido pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), através da Agência de Defesa Agropecuária do...

Aborto legal e assistolia: como  resolução do CFM afeta vítimas de estupro

CFM emitiu norma proibindo médicos de realizarem a assistolia fetal em "casos de aborto previsto em lei oriundos de...
spot_img

Testes em urnas eletrônicas reiteram que sistema de votação é seguro

TSE encerrou nesta sexta-feira (17) fase de testes de segurança O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerrou nesta sexta-feira (17) a...

Brasil será a sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

Candidatura brasileira derrotou a europeia formada por Alemanha, Bélgica e Holanda O Brasil ganhou, na madrugada desta sexta-feira (17), o...
spot_img

Posts Recomendados