‘Devedor contumaz’ e as mudanças previstas no novo projeto sancionado por Lula

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Projeto de lei sancionado nesta sexta-feira (09) pelo presidente Lula define o chamado “devedor contumaz” como o contribuinte marcado pela inadimplência excessiva, que se repete sem justificativa.

O presidente Lula sancionou o projeto de lei contra pessoas e empresas que sonegam milhões de reais em impostos para fraudar o fisco.

A nova lei define o chamado devedor contumaz como o contribuinte marcado pela inadimplência excessiva, que se repete sem justificativa. É aquele que faz seguidos parcelamentos de tributos ou deixa de pagar impostos como estratégia de negócios, muitas vezes para ter vantagem sobre os concorrentes. Segundo a Receita Federal, R$ 1, 2 mil empresas concentram mais de R$ 200 bilhões em dívidas.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Pela nova lei, o devedor classificado como contumaz pelo governo federal perde o direito a benefícios fiscais. Fica proibido de participar de licitações públicas. E de pedir recuperação judicial.

A proposta estava no congresso desde 2022. Ela foi aprovada em dezembro 2025 depois das repercussões da operação “Carbono Oculto”, que revelou um esquema bilionário de fraudes e lavagem de dinheiro no setor de combustíveis, com empresas e fundos ligados ao PCC.  

Ao sancionar nesta sexta-feira (9) o Código de Defesa do Contribuinte, o presidente Lula vetou cinco pontos do projeto aprovado São trechos que flexibilizavam regras e ampliavam benefícios fiscais, que segundo o governo, são incompatíveis com o interesse público.  

Entre os vetos, está o desconto de até 70% em multas e juros para contribuintes com bom histórico de pagamento. E a ampliação do parcelamento de tributos de 60 para até 126 meses.  

Em nota, a Receita Federal comemorou a sanção da lei, que avalia como “uma nova fase para a administração tributária brasileira e representa um avanço estrutural que aproxima o país dos modelos adotados pelas administrações mais modernas do mundo”.  E que “a norma fortalece os programas, voltados à valorização do bom contribuinte, à promoção de autoregularização e à redução de litígios”.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Senar Piauí marca presença no lançamento do Programa de Apoio ao Agricultor em Geminiano

Presidente do Sistema Faepi Senar Piauí e deputado federal Júlio César reforça compromisso com a valorização da agricultura e...

Fornecedores que atrasarem entrega de medicamentos à rede municipal serão punidos, diz presidente da FMS

A presidente da FMS afirmou que a situação se arrasta desde 2019. Os fornecedores da Fundação Municipal de Saúde (FMS)...

Adolescente morre após ingerir líquido armazenado em garrafa pet em Bertolínia

Jovem de 15 anos passou mal, foi socorrido ao hospital, mas não resistiu; caso será investigado. Um adolescente de 15...

Piauí torna obrigatório protocolo de humanização para mães em casos de perda gestacional

Lei estadual determina acolhimento diferenciado nas redes pública e privada de saúde, com foco em privacidade, apoio psicológico e...
spot_img

Deputado Júlio César confirma suplente indicado pelo PT em chapa ao Senado pelo Piauí

Pré-candidato destaca diálogo com lideranças e aposta na unidade da base governista para fortalecer a candidatura nas eleições estaduais O...

Deputado Dr. Marcus Vinícius solicita recuperação urgente da BR-343 próxima a Floriano

O parlamentar que a obra deverá ser iniciada na próxima semana Por Leônidas Amorim - Colunista e Redator do Portal...
spot_img

Posts Recomendados