Doenças cardiovasculares matam 400 mil brasileiros por ano

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Exames preventivos evitariam 80% dos casos

O Dia Mundial do Coração, um dos órgãos mais importantes e responsável pelo bombeamento de sangue para todo o corpo humano, é comemorado neste domingo (29). Seu mau funcionamento traz graves consequências para a saúde. As doenças cardiovasculares causam a morte de 400 mil brasileiros todo ano, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

A cada 90 segundos, uma pessoa morre por doença cardiovascular no país, totalizando 46 óbitos por hora. No entanto, 80% desses casos são evitáveis. O gerente de Atenção à Saúde e cardiologista do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Luiz Antonio Pertili Rodrigues de Resende, destaca que uma avaliação rotineira e sistemática de indivíduos assintomáticos é importante para identificar fatores de risco a partir da avaliação clínica, exames laboratoriais e de imagem.

Divulgação
“O check-up permite que medidas preventivas possam ser introduzidas precocemente. Ele também é importante para a conscientização do indivíduo sobre a sua saúde e sobre o seu importante papel no autocuidado. A periodicidade está condicionada ao estado clínico de cada paciente e deve ser individualizada. Porém, de uma forma geral, para pacientes com boa saúde e assintomáticos, recomenda-se a avaliação anual”, afirmou.

O cardiologista Fernando de Martino, do HC-UFTM, ressalta que, nos últimos anos, o número de pacientes jovens com doenças cardiovasculares tem aumentado. De acordo com ele, essa elevação guarda relação com o estilo de vida marcado pela rotina acelerada e pelo estresse.

“Os indivíduos têm se exposto a vários fatores de risco muito precocemente como o sedentarismo, o excesso de peso, a má alimentação, o tabagismo, e o consumo excessivo de álcool”, disse.

A orientação é para que as pessoas passem por avaliação médica anualmente ou sempre que apresentarem sintomas como falta de ar, dor no peito, inchaço, tontura, palpitações ou desmaio. As informações são da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares vinculada ao Ministério da Educação.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

ESCÂNDALO EM LANDRI SALES: Operação da Polícia Federal cumpre mandados contra desvios de recursos na educação municipal

Há indícios de que servidores da rede estadual de educação de Landri Sales estariam devolvendo parte de sua remuneração...

Aeronave da PM e Bombeiros Militares combatem incêndio de grande proporção em Campo Maior

Oficiais da PM e do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI) montaram um plano estratégico de combate às...

Segurança pública: o que os planos dos candidatos falam sobre guardas municipais

Aumento no número de GCMs, sobretudo via concurso, aparece nas propostas de governo de 1 em cada 3 candidatos...

Nenhum apostador acerta as seis dezenas da Mega-Sena

O próximo sorteio será na terça-feira (1º), com preço estimado em R$ 40 milhões. O concurso 2.780 da Mega-Sena deste...
spot_img

Eclipse do Sol poderá ser visto na Região Sul do Brasil

Parte do Sudeste e do Centro-Oeste também poderão observar fenômeno O eclipse anular do Sol da próxima quarta-feira (2) poderá ser...

Sites fraudulentos dificultam identificação de bets no Brasil

Ministério da Fazenda tem 123 pedidos de autorização de 118 empresas A três dias da proibição de empresas de bets...
spot_img

Posts Recomendados