Eleição presidencial nunca teve virada do 1º para o 2º turno

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Pleitos desde redemocratização mostram tendência; Lula ficou em 1º lugar em 2 de outubro e Bolsonaro busca virada histórica

O presidente Jair Bolsonaro (PL) busca um feito inédito neste domingo (30.out.2022): virar a eleição presidencial. O chefe do Executivo ficou atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no 1º turno de 2022. No entanto, uma virada entre cada uma das etapas nunca foi realizado nas eleições presidenciais.

Segundo levantamento realizado pelo Poder360 com os resultados do 1º e do 2º turno das eleições para a Presidência da República desde a redemocratização, quem vence no 1º turno sempre levou o pleito. Assim, a vantagem neste domingo (30.out), do ponto de vista histórico, é de Lula.

Como já mostrou o Poder360, viradas já foram registradas nas eleições para governo dos Estados no Brasil. Mas mesmo nos cenários estaduais elas foram raras.

De 1990 a 2018, as eleições para os governos estaduais tiveram 108 disputas de 2º turno. Dessas, 31 tiveram viradas de posições. Ou seja, venceu no final o candidato que terminou em 2º lugar na 1ª parte do pleito. A ocorrência dessas viradas é pouco superior a uma em cada 4 vezes (28,7%).

No cenário nacional, a situação para os 2ºs colocados são difíceis mesmo quando eles conseguem aumentar seu número de votos mais do que o adversário em relação ao 1º turno. Esse cenário foi registrado nas eleições de 1989, 2002, 2010, 2014 e 2018, anos em que mesmo com o estreitamento da diferença, ainda não foi suficiente para alterar o resultado eleitoral.

A eleição de 2018 é um retrato dessa tendência. A rejeição a Bolsonaro impulsionou a candidatura de Fernando Haddad (PT) e conseguiu 15,7 milhões de votos a mais do que no 1º turno -Bolsonaro teve mais 8,5 milhões comparado ao seu resultado da 1ª etapa. O petista reduziu a distância em 7,2 milhões de votos. Ainda assim, Bolsonaro ganhou com uma vantagem de 10,8 milhões de votos.

Na pior das hipóteses, há ainda a possibilidade de o 2º lugar perder votos em relação aos que conseguiu na 1ª etapa do pleito. Em 2006, o então tucano Geraldo Alckmin (hoje no PSB e vice na chapa de Lula) fez a 2ª disputa mais acirrada no 1º turno desde a redemocratização (perdendo apenas para o 1º turno de 2022).

Lula teve 46,6 milhões de votos (48,6%) no 1º turno, enquanto Alckmin teve 39,9 milhões (41,6%). No entanto, no 2º turno, o então tucano perdeu 2,4 milhões de votos. Teve, no total, 37,5 milhões contra 58,2 milhões do petista.

Se Bolsonaro vencer Lula neste domingo (30.out), será a 1ª virada em eleições presidenciais pelo voto direto pós-ditadura. A missão do presidente de tirar 6,2 milhões de votos, no entanto, não é simples. O Poder360 projetou cenários indicando que só uma eventual alta na abstenção não basta para virar.

O atual presidente também tem como obstáculo o fato de que somente 9,9 milhões de votos de outros candidatos estão em disputa.

Somando os dos 3º e 4º lugar, são 8,5 milhões de votos. Lula tem o apoio de Simone Tebet (MDB), que ficou em 3º, e a senadora foi central em sua campanha do 2º turno. Tecnicamente, o petista também tem o apoio de Ciro Gomes (PDT), mas ele não fez gestos públicos ou participou da campanha.

Por GABRIELLA SOARES/PODER360

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Regiões Norte e Nordeste têm maior número de domicílios com insegurança alimentar

Mais de 60% da população não tem acesso permanente à alimentação adequada nessas regiões, aponta pesquisa do IBGE. Os moradores...

Adeus ao carro elétrico: Tesla e outras fabricantes mudam seus planos

Afetados pelas baixas vendas dos carros elétricos, algumas fabricantes estão dispensando funcionários, enquanto outras estão revendo o investimento que...

Regulamentação da reforma tributária prevê 15 itens na cesta básica com alíquota zero

Definição dos produtos com alíquota zero privilegiou a alimentação saudável e os ingredientes culinários necessários para prepará-los. O Projeto de...

Júlio César diz que PSD quer uma das vagas de senador na chapa majoritária em 2026

O deputado já externou diversas vezes o desejo de concorrer ao Senado Federal em 2026 O presidente do Diretório Estadual...
spot_img

Prefeito Antônio Reis visita obras de reestruturação de escolas da rede municipal

O prefeito de Floriano destacou que em breve as escolas estarão finalizadas e sendo entregues às comunidades em excelentes...

Ministro dos Transportes visita rebaixamento da João XXIII e anuncia duplicações até Altos e Monsenhor Gil ainda em 2024

As obras irão contribuir com a melhor trafegabilidade na saída e entrada de Teresina, tanto pelo norte quanto pelo...
spot_img

Posts Recomendados