A medida visa manter a assiduidade dos deputados estaduais, principalmente pelo fato de muitos parlamentares terem outros trabalhos paralelos em relação às Eleições 2024.
Os deputados que faltarem às sessões ordinárias da Assembleia Legislativa do Piauí e não comunicarem previamente a falta terão, consequentemente, seus salários cortados. O presidente da Casa, Franzé Silva (PT), disse que a medida já está em vigor.
Segundo ele, a decisão foi acordada com a Mesa Diretora da Alepi e visa manter a assiduidade dos deputados estaduais, principalmente pelo fato de muitos parlamentares terem outros trabalhos paralelos em relação às eleições de outubro.
“Nós temos um ato da mesa diretora que estabelece que nos dias de sessões deliberativas os deputados ausentes que não justificarem antecipadamente a falta terão os seus salários cortados” disse Franzé Silva,
Presidente da Alepi.
Dias de sessões ordinárias
Para garantir a presença dos parlamentares nas sessões ordinárias da Assembleia Legislativa, a Mesa Diretora da Casa decidiu por alterar os dias de sessões. Agora, as reuniões acontecem todas as terças e quartas-feiras. Nos demais dias da semana, os parlamentares estão livres para viajarem ao interior do estado e, assim, auxiliarem nas articulações políticas em favor de suas bases.