G13Entenda como aconteceu o ataque às Torres Gêmeas

Entenda como aconteceu o ataque às Torres Gêmeas

-

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Entre o primeiro e segundo avião atingir o World Trade Center (WTC) houve um intervalo de tempo de cerca de 20 minutos; atentados de 2001 completam 20 anos neste sábado (11).

Quando o primeiro avião atingiu as Torres Gêmeas na manhã de 11 de setembro de 2001, os americanos tentavam entender o que havia acontecido na ilha de Manhattan. O que, à princípio, poderia parecer um acidente aéreo se transformou no atentado que marcou a história dos Estados Unidos e do mundo.

11 Sep 2001, New York City, New York, USA — The second hijacked plane is seen as it hits the second tower of the World Trade Center. — Image by © Masatomo Kuriya/Corbis

Entre o primeiro e segundo avião atingir o World Trade Center (WTC) houve um intervalo de tempo de cerca de 20 minutos.

O primeiro voo, da companhia American Airlines, atinge a torre norte ás 8h46, no horário local. O segundo ataque acontece às 9h03 – e revela a dimensão do horror daquela manhã na ilha de Manhattan, em Nova York – descartando qualquer possibilidade de acidente. Naquele momento, a América estava sob ataque.

Os atentados do 11 de setembro completam 20 anos neste sábado.

Na torre sul, o avião com 76 passageiros – incluindo cinco terroristas – e 11 tripulantes atinge e destrói rotas de fuga do 99º andar ao 93º andar. Os americanos e funcionários do WTC que estavam acima do 93º andar não tinham como sair do edifício. Imagens chocantes de pessoas pulando do alto dos prédios marcaram a cobertura da imprensa na época.

O Boeing 767 que é levado pelos terroristas à torre norte pode comportar até 200 passageiros. Naquela manhã, o voo havia saído de Boston com destino à Los Angeles.

No ataque à torre sul, um outro avião atinge e destrói do 85º andar ao 78º. Apesar do estrago, uma das escadas de emergência ficou operante e permitiu que as pessoas dos andares mais altos pudessem descer enquanto os Bombeiros entravam no local.

Apesar de ter sido atingida por último, a torre sul é a primeira a desabar, às 9h59, no horário local. A torre norte vem abaixo às 10h28.

Atualmente, no local onde as torres existiram, há um memorial sobre as vítimas e um museu.

Especial

CNN Brasil exibe uma programação especial neste sábado, 11/09, ao vivo. Em transmissão simultânea com a CNN americana e com correspondentes espalhados pelos Estados Unidos, serão exibidas todas as homenagens às vítimas do atentado que completa 20 anos.

Comandada pelo time de âncoras da CNN, a cobertura especial trará também convidados que irão analisar o contexto histórico, os desdobramentos e histórias de quem acompanhou o horror de perto.

Marcelo Favallida CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Dr. Pessoa baixa decreto determinando retorno imediato das aulas presenciais em Teresina

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), decretou o retorno imediato das aulas presenciais em todas a rede municipal...

Fiocruz reforça tendência de queda na ocupação de leitos da covid-19

Segundo Boletim Observatório, nenhum estado está na zona crítica. Com exceção do Espírito Santo e do Distrito Federal, onde foi...

Coordenadoria Estadual da Mulher e Prefeitura de Guadalupe informam serviços do Ônibus Lilás, no próximo dia 28

A Secretaria da Mulher e da Diversidade Sexual é parceira do evento, que acontecerá na terça-feira (28), às 8h,...

Campanha de vacinação de animais começa dia 25 de setembro

No Piauí há previsão é de vacinar 502.275 cães de 226.785 gatos. A campanha anual de vacinação antirrábica de 2021...
spot_img

Nutricionista explica a importância da alimentação na depressão

Uma alimentação equilibrada e saudável não é apenas benéfica à saúde do corpo. Como aquele antigo ditado já diz,...

Pesquisa Ipec mostra Lula com mais de 20 pontos à frente de Bolsonaro

Em ambos os cenários, Lula tem mais intenções de voto do que todos os outros possíveis candidatos somados. Pesquisa Ipec...
spot_img

Posts Recomendados