Entenda como aconteceu o ataque às Torres Gêmeas

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Entre o primeiro e segundo avião atingir o World Trade Center (WTC) houve um intervalo de tempo de cerca de 20 minutos; atentados de 2001 completam 20 anos neste sábado (11).

Quando o primeiro avião atingiu as Torres Gêmeas na manhã de 11 de setembro de 2001, os americanos tentavam entender o que havia acontecido na ilha de Manhattan. O que, à princípio, poderia parecer um acidente aéreo se transformou no atentado que marcou a história dos Estados Unidos e do mundo.

11 Sep 2001, New York City, New York, USA — The second hijacked plane is seen as it hits the second tower of the World Trade Center. — Image by © Masatomo Kuriya/Corbis

Entre o primeiro e segundo avião atingir o World Trade Center (WTC) houve um intervalo de tempo de cerca de 20 minutos.

O primeiro voo, da companhia American Airlines, atinge a torre norte ás 8h46, no horário local. O segundo ataque acontece às 9h03 – e revela a dimensão do horror daquela manhã na ilha de Manhattan, em Nova York – descartando qualquer possibilidade de acidente. Naquele momento, a América estava sob ataque.

Os atentados do 11 de setembro completam 20 anos neste sábado.

Na torre sul, o avião com 76 passageiros – incluindo cinco terroristas – e 11 tripulantes atinge e destrói rotas de fuga do 99º andar ao 93º andar. Os americanos e funcionários do WTC que estavam acima do 93º andar não tinham como sair do edifício. Imagens chocantes de pessoas pulando do alto dos prédios marcaram a cobertura da imprensa na época.

O Boeing 767 que é levado pelos terroristas à torre norte pode comportar até 200 passageiros. Naquela manhã, o voo havia saído de Boston com destino à Los Angeles.

No ataque à torre sul, um outro avião atinge e destrói do 85º andar ao 78º. Apesar do estrago, uma das escadas de emergência ficou operante e permitiu que as pessoas dos andares mais altos pudessem descer enquanto os Bombeiros entravam no local.

Apesar de ter sido atingida por último, a torre sul é a primeira a desabar, às 9h59, no horário local. A torre norte vem abaixo às 10h28.

Atualmente, no local onde as torres existiram, há um memorial sobre as vítimas e um museu.

Especial

CNN Brasil exibe uma programação especial neste sábado, 11/09, ao vivo. Em transmissão simultânea com a CNN americana e com correspondentes espalhados pelos Estados Unidos, serão exibidas todas as homenagens às vítimas do atentado que completa 20 anos.

Comandada pelo time de âncoras da CNN, a cobertura especial trará também convidados que irão analisar o contexto histórico, os desdobramentos e histórias de quem acompanhou o horror de perto.

Marcelo Favallida CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Antônio Reis confirma pré-candidatura a reeleição para prefeito de Floriano

Com apoio do ex-prefeito Joel Rodrigues, dezenas de lideranças e vários vereadores, e a aprovação da grande maioria da...

Vai chover no feriado de Páscoa? Saiba como fica o tempo na sua região

O mês de março de 2024 termina com um fim de semana prolongado por causa do feriado da Páscoa....

No Brasil, desemprego sobe a 7,8% até fevereiro e renda segue em alta

Taxa vem em linha com previsões de analistas; Brasil tem 8,5 milhões em busca de vagas, diz IBGE A taxa...

Começa em Brasília a Campus Party, maior evento de tecnologia do país

Estimativa é que 100 mil pessoas visitem o local Atenção, gamers, cosplayer, engenheiros de tecnologia da informação (TI), cientistas, professores makers, empreendedores, mentores,...
spot_img

PF busca suspeito de criar perfil falso do Ministro Ricardo Lewandowski em rede social

Agentes federais fazem buscas em Osasco, na Grande São Paulo, na manhã desta quinta, 28, para tentar identificar quem...

Município de Floriano realiza acordo para ações de adequações na gestão de resíduos sólidos

O prefeito Antônio Reis afirmou que a gestão municipal não tem medido esforços para melhorar todas as questões ambientais...
spot_img

Posts Recomendados