Fatia de brasileiros que pretendem se vacinar cresce e chega a 84%, diz Datafolha

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Pesquisa foi feita entre os dias 15 e 16 março de 2021, com 2.023 brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal “Folha de S.Paulo” neste domingo (21) mostra que 84% dos brasileiros pretendem se vacinar contra a Covid-19. O percentual cresceu em relação a janeiro, quando era de 79%.

Foto: Daniel Castellano / SMCS

O crescimento, de 5 pontos percentuais, é maior que a margem de erro do levantamento, que é de 2 pontos para mais ou para menos. A pesquisa foi realizada com 2.023 brasileiros adultos, que possuem telefone celular, em todas as regiões e estados do país, entre os dias 15 e 16 de março.

Veja os números:

  • 84% não se vacinaram e pretendem se imunizar (era 79% em janeiro)
  • 9% não se vacinaram e não pretendem se imunizar (era 17%)
  • 5% já se vacinaram (era 0%)
  • 2% não sabem responder (era 4%)

A intenção de se vacinar é maior entre as mulheres (86%) do que entre os homens (82%).

O levantamento mostra que a intenção de se vacinar cresce de acordo com os níveis de renda e escolaridade. Entre os brasileiros que ganham até 2 salários mínimos, o percentual é de 84%, enquanto entre os que recebem mais de 10 salários, de 88%.

Entre os brasileiros que estudaram até o ensino fundamental, o percentual que pretende se vacinar é de 81%, contra 86% dos que concluíram o ensino superior.

O percentual dos que pretendem se vacinar é maior entre os que avaliam o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) como ruim ou péssimo: 89%, ante 84% na média da população. E é menor entre os que avaliam como bom ou ótimo (76%).

O levantamento também questionou os entrevistados se a vacinação contra o coronavírus deveria ser obrigatória ou não. Os percentuais foram:

  • 70% acham que a vacinação deveria ser obrigatória (55% em janeiro)
  • 30% acham que a vacinação não deveria ser obrigatória (44%)

Até sábado (20), 5,54% da população brasileira – ou 11.721.357 de pessoas – havia recebido a primeira dose da vacina contra a Covid-19, segundo o consórcio de veículos de imprensa. A segunda dose foi aplicada em 1,96% (4.140.109 milhões). Os dados são do consórcio de veículos de imprensa.

Até o momento, o país conta apenas com 2 vacinas: a de Oxford e a CoronaVac. Veja, nos vídeos abaixo, detalhes sobre as duas.

Do G1/BEM ESTAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Semarh emite alerta de chuvas intensas para 189 municípios do Piauí

De acordo com o comunicado, são esperadas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, ou um acumulado de...

Nova regra deve alterar DDDs de telefones fixos no Piauí a partir de fevereiro

Anatel amplia áreas locais da telefonia fixa e elimina cobrança de longa distância entre municípios do mesmo código; número...

Desemprego no Brasil cai para 5,1% no fim de 2025, menor nível desde 2012

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 5,1% no trimestre encerrado em dezembro de 2025, o menor índice...

Cachorro é adotado por nova família após ser vítima de maus-tratos

A cena de violência contra o cachorro deixou Francisco profundamente abalado, e ele se ofereceu para adotá-lo. Um cachorro vítima...
spot_img

Rafael Fonteles oficializa a cessão de Chico Lucas para Secretaria Nacional de Segurança

A medida foi necessária porque o gestor é procurador do Estado, vinculado à Procuradoria-Geral do Estado (PGE). O governador Rafael Fonteles autorizou...

Ministério da Educação publica portaria que aumenta piso salarial de professores

Nova portaria define reajuste do piso nacional do magistério e estabelece valor mínimo para a remuneração de professores da...
spot_img

Posts Recomendados