Floriano participa da Campanha Novembro Azul: “Homem que se cuida, vive mais”

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

“Estamos aqui para apoiá-los e para mostrar que prevenir é sempre o melhor caminho. Cuidar da saúde é um ato de coragem e de responsabilidade consigo mesmo e com quem nos ama”, destacou a secretária de saúde, Caroline Reis.

POR LEÔNIDAS AMORIM – COLUNISTA PCL

Neste mês de novembro, Floriano abraça a campanha Novembro Azul, uma mobilização nacional dedicada à conscientização sobre a saúde masculina, com um olhar especial voltado à prevenção e ao combate ao câncer de próstata. A Secretaria Municipal de Saúde lançou essa iniciativa com o lema “Homem que se cuida, vive mais”, ressaltando a importância do cuidado preventivo para diminuir os índices de doenças entre os homens, sendo o câncer de próstata uma das principais causas de óbito nessa população.

Secretária de Saúde – Caroline Reis

O objetivo da campanha é alertar e encorajar os homens a vencerem o preconceito e a buscarem exames periódicos de prevenção, principalmente aqueles com mais de 40 anos ou que possuam fatores de risco, como histórico familiar da doença. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. No entanto, quando diagnosticado precocemente, as chances de cura podem chegar a 90%.

A campanha lembra que procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para realizar exames regulares é uma atitude fundamental para a detecção precoce da doença. “Queremos conscientizar os homens de que o autocuidado não é fraqueza, mas sim uma demonstração de amor próprio e preocupação com a família”, destacou a secretária municipal de saúde, Caroline Reis.

Durante todo este mês, as UBSs da cidade oferecerão orientações e atendimentos em horário estendido voltados à saúde masculina, promovendo uma rotina de cuidados que vai além do combate ao câncer de próstata e abrange a saúde integral do homem.

A resistência masculina ao cuidado preventivo ainda é um desafio. No entanto, ações como o Novembro Azul têm demonstrado que, cada vez mais, os homens estão dispostos a se cuidar e a procurar atendimento médico. “Estamos aqui para apoiá-los e para mostrar que prevenir é sempre o melhor caminho. Cuidar da saúde é um ato de coragem e de responsabilidade consigo mesmo e com quem nos ama”, conclui Caroline.

Homem, sua saúde também importa! Cuide-se!

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Senado aprova PEC do Marco Temporal para demarcação de terras indígenas

Texto passará por análise dos deputados O Senado aprovou nesta terça-feira (9) a proposta de Emenda à Constituição (PEC) 48/23 que...

Brasil registra recorde com 4,6 milhões de pequenos negócios em 2025

Número supera resultado de 2024, com 4,1 milhões de empresas criadas. O Brasil abriu 4,6 milhões de novos pequenos negócios...

Irmãs piauienses Raiza e Cris chegam à semifinal do The Voice Brasil 2025

As irmãs piauienses Raiza, 25 anos, e Cris, 23, conquistaram uma vaga na semifinal do The Voice Brasil 2025....

Guadalupe novamente se destaca no Piauí com nova certificação Ouro da Sala do Empreendedor

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Sala do Empreendedor de Guadalupe alcançou mais um marco em sua trajetória...
spot_img

Idosos podem ter Inclusão Digital como direito, diz proposta do senador Ciro Nogueira

O senador Ciro Nogueira (Progressistas) apresentou o Projeto de Lei 4.792/2023, que propõe inserir a inclusão digital como um...

Energia solar: justiça notifica SEFAZ e Equatorial para pararem de cobrar ICMS após denúncia de consumidores

Justiça derrubou também o ICMS cobrado pelo uso do sistema elétrico, alegando que quem o utiliza é mesmo consumidor...
spot_img

Posts Recomendados