Em relação ao ranking nacional, o Piauí aparece na 8ª colocação.
O Piauí registrou um aumento de 44% no número de focos de queimadas no mês de setembro, em comparação com o mês anterior. De acordo com dados do sistema de monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de 01 a 28 de setembro foram 2405 focos registrados. Em todo o mês de agosto foram 1659 focos.
Os dados ainda mostram que o Piauí aparece na 2ª colocação da região Nordeste em focos de queimadas, atrás apenas do Maranhão. Em relação ao ranking nacional, o Piauí aparece na 8ª colocação.
Municípios que mais registraram mais focos de queimadas:
Uruçuí – 229 focos
Manoel Emidio- 124 focos
Baixa Grande do Ribeiro- 117 focos
Santa Filomena- 117 focos
Floriano- 86 focos
Canto do Buriti- 76 focos
Ribeiro Gonçalves- 75 focos
Sebastião Leal- 73 focos
Gilbués- 67 focos
Monte Alegre- 67 focos
O aumento do número de focos de queimadas coincide com o chamado B R O Bró, período do ano marcado por altas temperaturas e baixa umidade do ar em boa parte do Piauí.
Ações
Para conter o avanço das queimadas, o Corpo de Bombeiros reforçou o envio de homens para as regiões mais atingidas, principalmente no semi árido piauiense. A corporação também reforçou o treinamento de brigadas municipais, coordenadas pelas prefeituras, que ajudam no controle dos focos de menor proporção.
Além disso, ações educativas também foram reforçadas, com objetivo de conscientizar a população sobre os riscos do uso do fogo na agricultura.